1º TORNEIO TRANSFRONTEIRIÇO DE FUTSAL AUTÁRQUICO

Melgaço vai ser palco do 1º Torneio Transfronteiriço de Futsal Autárquico – TTFA, uma iniciativa que vai reunir oito concelhos do Alto Minho e da Galiza, a partir do próximo dia 20 de maio e até 25 de junho. O evento é da organização do Centro de Estágios de Melgaço e acontece no âmbito da missão de fomento da formação educativa e desportiva desta entidade, contando com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço.

A organização considera primordial dar relevância às ações realizadas pelas Autarquias Locais, estreitar os laços de cooperação institucional entre Municípios, vitais para a educação e formação desportiva. A competição vai assim permitir o convívio saudável e generalizado entre a população do Alto Minho e Galiza, promover a atividade desportiva e facilitar o desenvolvimento das competências individuais como praticantes.

Com a iniciativa a organização pretende criar bases para o desenvolvimento de uma plataforma de intercâmbio e parceria entre os vários Municípios do Alto Minho e Galiza, na partilha de recursos e informação para a promoção dos valores do desporto nos programas e eventos que organizam.

Padrenda, Melgaço, Valença, Caminha, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca são os concelhos participantes nesta primeira edição que acontece sempre às sextas e sábados, pelas 21h00. A entrada tem o custo de um euro.

O Centro de Estágios de Melgaço
O Melgaço Sports Center, centro de treinos oficializado pela UEFA, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível. O complexo constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

Divide-se em duas grandes áreas: a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta última área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.