Projeto “Atividade”

O projeto Atividade teve início em 2006, através da parceria entre o Município de Melgaço, Centro de Saúde, IPVC (Curso de Desporto e Lazer), Melsport e IPSS, nomeadamente, Centro Paroquial e Social de Chaviães, Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e CENSO. Em 2010 e 2011 foi alargado às freguesias de Castro Laboreiro, Cousso e Gave, Lar Idade d’ Ouro e aos idosos de Melgaço em geral. Em 2014 foi alargado aos idosos de Orjaz, freguesia de Cubalhão.

Integram o projeto 184 pessoas idosas.

Este projeto assenta em 3 pilares fundamentais:

• Medicar metade e acompanhar duas vezes – apoiado na avaliação inicial de cada utente e no acompanhamento das sessões de atividade física, por parte da enfermagem, onde se cria uma relação sustentável, sustentada e continuada, de simetria e de confiança, que favorece a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a adesão ao regime terapêutico;
  • Limitar metade e acompanhar duas vezes – onde se garante o não ultrapassar a capacidade de reserva individual, surgindo o terceiro pilar:
  • Adaptação individual da atividade física – garantida pelo Profissional de Desporto e pela Enfermeira em articulação com o Médico de Família.

Tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho de Melgaço, através de sessões semanais de exercícios físicos, adaptados e personalizados, orientados por um profissional de desporto, acompanhados e com supervisão da equipa de enfermagem. Realiza-se no Centro de Estágios e nas freguesias.

Pretende-se que a intervenção de enfermagem continue a contribuir, tal como o exercício físico, para o controle da diabetes, da hipertensão, aumente a auto-estima do idoso, promova o aumento da ingestão hídrica, os cuidados de higiene e a comunicação, e diminua a solidão e a depressão.

Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde

Assegura o acompanhamento dos idosos no decurso da atividade física, quer no Centro de Estágios, quer nas Freguesias de Castro Laboreiro, Cousso e Gave. A equipa de enfermagem desloca-se às freguesias mencionadas na viatura da Unidade Móvel de Saúde, assegurando também o atendimento dos idosos que não participam na Atividade.

Município de Melgaço

Coordena o projeto Atividade e fornece os bens materiais necessários ao funcionamento do mesmo: viatura da monitora; viatura da equipa de enfermagem (UMS); autocarros para deslocação uma vez por mês dos idosos das Freguesias de Cousso, Cubalhão e Gave ao Centro de Estágios; material de desgaste.

Melsport

Disponibiliza Professora de Desporto, instalações e material de desporto no Centro de Estágios e para as Freguesias.

Centro Paroquial e Social de Chaviães; CENSO; Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e Lar Idade d’ Ouro

Os utentes destas instituições beneficiam dos serviços fornecidos pelo Projeto Atividade;

Asseguram o transporte dos seus utentes para o Centro de Estágios;

Colaboram anualmente no fornecimento do lanche aos idosos que participam na Festa de Carnaval.