Áreas de Acolhimento Empresarial

Melgaço conta, de momento, com a Zona Industrial de Penso e com a 1ª Fase da Zona Industrial de Alvaredo concluída, com 5 lotes disponíveis para área empresarial, com uma área total de 35.263,25 m².

Está em curso a implementação de uma área de acolhimento empresarial de Nova Geração, para a produção de energia fotovoltaica para autoconsumo das empresas instaladas na AAE, bem como um posto de produção e abastecimento de hidrogénio verde e ainda a cobertura da AAE com rede 5G e câmaras de vigilância contra incêndios.

A centralidade de Melgaço no contexto da eurorregião Galiza/Norte de Portugal é um atrativo que permite facilmente as ligações ao mercado nacional e à Europa:

  • Ligações marítimas: O Porto internacional de Viana do Castelo e a proximidade dos de Vigo e Leixões asseguram o estabelecimento de ligações marítimas com os mais diversos portos do mundo.
  • Ligação aérea: A proximidade dos aeroportos do Porto e Vigo contempla e facilita o acesso aos mercados externos.
  • Ligações terrestres:
  • A Autoestrada (IP1-A3) entre Braga e Valença permite a ligação de Lisboa à Corunha, na Galiza. Com quatro nós no Alto Minho a A3 constitui uma importante via de comunicação, uma vez que em qualquer local da região se pode facilmente aceder à autoestrada e daí ao sul de Portugal e à Europa via Galiza. O IC1, via litoral que liga Viana do Castelo ao Porto e Lisboa e posteriormente ao Algarve, constitui um eixo complementar de grande importância económica para a região.
  • Terminal Ferroviário: Terminal Ferroviário do Porriño – 35Km/33Min (Com ligação a linha de alta velocidade Vigo – Ourense – Madrid e de Ourense a França com várias ligações a Europa).
  • A perspetiva de em Salvaterra/As Neves se implementar a PLISAN, abre portas
    à existência de um porto seco a menos de 30 minutos de distância.

A proximidade do mercado espanhol permite o aproveitamento de sinergias quer do ponto de vista comercial quer do ponto de vista de fluxo de cidadãos, para além de permitir a proximidade ao mercado europeu.