Zona Empresarial de Alvaredo

Com vista a dar resposta aos pedidos de localização empresarial no concelho e reconhecendo a importância estratégica de possuir espaços próprios e devidamente infraestruturados para a localização empresarial, o Plano Director Municipal prevê a instalação de uma nova Área de Localização Empresarial (ALE). A Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG) está prevista numa localização muito próxima da Zona Industrial existente. Trata-se de um passo meramente administrativo, contudo fundamental para que a nova ALE seja uma realidade.

A Zona Empresarial de Alvaredo está prevista para ser executada em duas fases. A primeira está agora concluída, com mais de 35.000 m2 disponíveis para localização de empresas, repartidos por 5 lotes.

Esses lotes de terreno são disponibilizados para aquisição definitiva, devidamente infraestruturados com rede de água, saneamento básico, eletricidade (até 99 kVA de potência), telefone, acessos pavimentados, ligação a ETAR para resíduos domésticos.

A Zona Empresarial de Alvaredo pretende reforçar a capacidade de acolhimento empresarial de Melgaço e da Região do Norte e captar empresas alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte (RIS3).

O grande objetivo da criação desta AAE, passa por promover uma maior diversificação da base produtiva do concelho, aumentar a respetiva relevância regional em termos económicos, tal que se venha a contrariar a tendência de perda de população, através da criação de condições para o investimento (re)produtivo, gerador de emprego e de dinâmicas socioeconómicas que incrementem a atratividade do concelho.

Lotes e condições:

Na Zona Empresarial de Alvaredo disponibilizam-se lotes a partir de 6 EUR/ m², o preço mais competitivo da região.

De momento não existem lotes disponíveis.

Como se processam as candidaturas

As candidaturas estão organizadas numa bolsa trimestral de candidaturas, abertas em permanência, existindo 4 fases de candidaturas por ano — tantas quantos os trimestres — sendo abertas em dia subsequente ao término de cada trimestre, de acordo com o descrito no quadro seguinte.

Período de apresentação de

candidaturas

Análise das candidaturas
01 de janeiro a 31 de março.Abril
01 de abril a 30 de junho Julho
01 de julho a 30 de setembro.Outubro
01 de outubro a 31 de dezembro Janeiro

As candidaturas são remetidas para a sede do Município de Melgaço, em suporte físico, ínsito em invólucro opaco e fechado, em cujo rosto deve apenas ser inscrita a menção «Candidatura a lote industrial», seguida da indicação de um endereço válido de correio eletrónico do candidato. No interior do invólucro deve constar formulário próprio a disponibilizar pelo Município, devidamente preenchido, datado e assinado, dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, o qual deverá ser acompanhado dos elementos lá referidos.

A consulta desta informação não dispensa a leitura atenta do regulamento abaixo disponibilizado.

Abertura de propostas das candidaturas

Nos termos e para efeitos do n.º 6 do artigo 13.º do Regulamento das Zonas Empresariais de Melgaço (Regulamento n.º 967/2023, de 28 de agosto DR 2.ª Série), informa-se da data, hora e local do ato público de abertura de propostas das candidaturas recebidas no segundo trimestre de 2024:

Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho, sitos no Largo Hermenegildo Solheiro, 4960-551 Vila
Data: 04/07/2024
Hora: 11h00

Os representantes dos concorrentes que não se encontrem devidamente mandatados, apenas podem assistir ao ato público, sem direito a intervenção.

Gabinete de Apoio ao Investidor

Telf: 251 410 100