Requalificação e ampliação da Biblioteca e Auditório da Casa da Cultura

A operação segue os princípios de continuidade e minimalismo na intervenção. Os espaços comuns, átrio e cafetaria, servem as três competências e valências programáticas: Biblioteca, Galeria e Auditório, racionalizando meios funcionais, operacionais e também materiais.

A Biblioteca Municipal é ampliada e adicionada superiormente, acomodando e organizando o programa-tipo da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas do Ministério da Cultura. A biblioteca, recuperada e ampliada, ocupa a implantação e localização actual.

A Galeria Municipal destinada e vocacionada para mostras diversas, temporárias, com uma utilização mais versátil e mutável, ocupa o vazio central e axial do imóvel, mantendo uma relação fluída com o átrio e a cafetaria, com continuidade e permeabilidade visual.

O Auditório Municipal é funcional e formalmente novo, mantendo a localização e articulação operacional anterior. É ampliado e alterado, corrigindo incorrecções e deformações graves existentes. A capacidade do auditório é agora de 195 lugares, 4 dos quais para utilizadores com mobilidade condicionada acompanhados. O palco é polivalente e apresenta dimensões capazes de receber projecções, representações e apresentações públicas como, por exemplo, conferências.

São objectivos da intervenção:
– Harmonizar a estrutura arquitectónica existente com a ampliação dos espaços destinados às valências programáticas da biblioteca e do auditório, actualmente inadequados para as necessidades normais de funcionamento;
– Reabilitação do edifício existente, intervindo na resolução de patologias da construção;
– Ampliação do edifício, procedendo à adaptação dos espaços destinados a biblioteca e auditório existentes;
– Actualização da construção ao nível de infra-estruturas de apoio ao funcionamento e dos padrões de conforto.