SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DO COMÉRCIO ESTÁ DISPONÍVEL PARA COLABORAR COM O ALTO MINHO

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, mostrou-se disponível para colaborar com o Alto Minho no sentido de alavancar a região: ‘O Alto Minho tem margem para crescer. Tem bons recursos, sejam eles naturais, humanos ou mesmo Patrimoniais, que se podem potenciar.’ defendeu hoje o Secretário de Estado durante a reunião de trabalho com os presidentes dos municípios e das associações empresariais do Alto Minho, quer teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.

A reunião teve início com um vídeo de apresentação da região, como forma de mostrar ao Secretário de Estado as potencialidades do Alto Minho, ‘uma região com características únicas’, disse Luís Ceia, presidente da Ceval Alto Minho, na sua intervenção durante a qual apresentou propostas que visavam a urgência em revitalizar os Comércios Tradicionais nos Centros Históricos. ‘Há vários anos que existem uma sintonia entre os municípios e com as associações, mas precisamos de fortalecer’, considerou Luís Ceia.

‘Correu muito bem. Foram apresentadas boas propostas!’ – Paulo Alexandre Ferreira
Ao longo da reunião os agentes do Alto Minho apresentaram propostas que visam desenvolver ainda mais e beneficiar o Alto Minho, atraindo assim mais turistas, tendo para tal em vista uma potencial valorização da atratividade turístico-comercial à escala transfronteiriça no Alto Minho. ‘A proximidade com a Galiza é uma mais valia: uma valorização do território da qual o Alto Minho pode beneficiar’, alertou o Secretário de Estado mostrando-se sensível a possíveis apoios: ‘estamos atentos às iniciativas e vamos tentar articular as propostas’, defendeu.

‘Temos de apostar no comércio local!’ – Manoel Batista

A aposta no comércio local foi unânime entre todos os presentes: ‘Todos temos as mesmas preocupações, captar população e turistas para o Alto Minho. Somos inovadores, criativos e arrojados, mas temos de apostar no comércio local. É muito importante, é atrativo para os turistas.’ alertou Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, dando o exemplo das formações que a autarquia tem vindo a promover juntos dos comerciantes e aspirantes: ‘Nos últimos dois fins de semana realizamos duas formações dedicadas ao tecido empresarial para que tenham os instrumentos necessários, visando apostas no desenvolvimento do comércio’.

Manoel Batista alertou ainda o Secretário de Estado para duas problemáticas no Alto Minho, as comunicações físicas e digitais: ‘Se queremos captar pessoas temos de ter condições para isso!, disse, lamentando o facto de a Estrada Nacional que liga Valença a Melgaço ‘não ser alvo de melhoramentos e intervenções há muitos anos’. No que respeita às condições digitais o autarca de Melgaço mostrou-se insatisfeito com o facto de a região ter pouca capacitação de rede, ‘isso é fundamental. Quem visita a região quer continuar a estar conectado e em muitas zonas de Melgaço e do PNPG não é possível. É importante refletirmos sobre isso e potenciar a dinamização económica que poderemos arrecadar com a atratividade turístico-comercial, envolvendo todos os agentes que atuam na região. O Alto Minho tem muitas oportunidades de negócio que poderão ser aproveitadas pelos empresários.’.

Na sua visita a Melgaço, Paulo Alexandre Ferreira teve a oportunidade de visitar o Museu ‘Espaço Memória e Fronteira’, um espaço dedicado à preservação da história recente do concelho, relacionada com o contrabando e com a emigração. A visita ao Alto Minho teve ainda como paragens Valença, para uma visita à Fortaleza e ao comércio tradicional, tendo seguido depois para Vila Nova de Cerveira para uma visita ao Fórum Cultural de Vila Nova de Cerveira e a algumas lojas de comércio tradicional.