CINEMA E GASTRONOMIA DE MELGAÇO APRESENTADOS NO PORTO WELCOME CENTER

No próximo sábado Melgaço vai estar no Porto Welcome Center (PWC) com o Festival Internacional de Documentário ‘Filmes do Homem’, com a Festa do Alvarinho e do Fumeiro e com a Festa do Espumante. A iniciativa acontece no âmbito da ação promocional ‘Época Baixa » Alto Minho’ que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) em parceria com a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ETPN) vão apresentar de 10 a 12 de fevereiro no PWC.

‘Época Baixa » Alto Minho’ pretende promover o potencial turístico do território – natural, patrimonial, cultural e gastronómico – junto da comunicação social, dos turistas e dos visitantes do PWC, no sentido de destacar os principais fatores que identificam e distinguem este território numa lógica de afirmação da região como destino turístico de qualidade.

A apresentação da Ação Promocional acontece amanhã, dia 10 de fevereiro, pelas 12h00, durante a qual será apresentada a Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho, dos Sabores do ‘Prove Alto Minho’ e de outras iniciativas em curso orientadas para a promoção e valorização turística do Alto Minho. No final da Conferência de Imprensa haverá lugar a um momento de degustação dos produtos de excelência do Alto Minho.

Assim, no âmbito desta ação, serão divulgadas diversas iniciativas do Alto Minho promovidas através de uma parceria entre os dez municípios:

Programa de animação
10 de fevereiro (sexta-feira)

• Conferência de Imprensa
    • 12h00 – Abertura – Jorge Salgueiro Mendes, Vice-Presidente da CIM Alto Minho
    • 12h20 – Apresentação Alto Minho: Destino Europeu de Turismo Sustentável (Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho) – Sofia Alves Marques, Ponto Natura Ambiente & Soluções
    • 12h35 – Apresentação dos Sabores do ‘Prove Alto Minho’ – Daniela Carreiras, APHORT e Chefe Vinagre
    • 13h00 – Encerramento – Melchior Moreira, Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal
    • 13h15 – Degustação dos Sabores do ‘Prove Alto Minho’
  • 15h00 às 16h00 – Promoção dos ‘Sabores da Lampreia’, dos ‘Licores Cantares de Portugal e do Gin Tinto’, Valença
  • 17h00 às 18h00 – ‘O Mundo ao Contrário’, Paredes de Coura
  • 18h00 às 19h00 – Promoção do Rali à Lampreia, Monção

11 de fevereiro (sábado)

• 10h00 às 17h00 – Elaboração de pins personalizados, entrega de material promocional da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira e de vouchers de entrada, Vila Nova de Cerveira
  • 10h00 às 11h00 – Apresentação do Festival Internacional de Documentário “Filmes do Homem”, Melgaço
  • 11h00 às 12h00 – Apresentação da XIX Bienal de Cerveira 2017, Vila Nova de Cerveira
  • 12h00 às 13h30 – Promoção da Festa do Alvarinho e do Fumeiro e da Festa do Espumante, Melgaço
  • 14h00 às 15h00 – Caminha Doce, Caminha
  • 15h00 às 16h00 – 5 anos de ARTBEERFEST, Caminha
  • 16h00 às 17h00 – Entre Margens, encontro de tocadores, Caminha

FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região. Este ano vai decorrer de 1 a 6 de agosto.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo. Todos os produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza. Este ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de abril.

A Festa do Espumante surgiu em novembro de 2015 e de ano para ano tem cativado cada vez mais visitantes. No evento que promove o Espumantes da casta rainha da região, o Alvarinho, mas também a gastronomia da região, é possível assistir a provas comentadas, sessões de show Cooking, degustações e música ao vivo. É também possível apreciar produtos confecionados com vinho Alvarinho. O evento acontece no último fim de semana de novembro.

MELGAÇO, O MUNICÍPIO MAIS A NORTE DE PORTUGAL!

O município de Melgaço é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente. Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de vinho verde, o famoso Alvarinho, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

A sua beleza natural, o clima, o património histórico, a gastronomia, o bom acolhimento e a simpatia das pessoas são alguns dos motivos pelos quais muitos escolhem Melgaço para descansar, o Município Mais a Norte de Portugal!