Acidente em Castro Laboreiro

A Câmara Municipal de Melgaço lamenta, uma vez mais, e desta vez em torno de uma situação grave, que se traduziu na perda de uma vida, a deficiência de rede de telemóveis nos pontos mais altos de Melgaço. A falta de linha telefónica desde o dia 3 de fevereiro foi uma agravante para a situação: ‘é lamentável o local estar sem acesso a comunicações telefónicas há já dez dias!’, lamenta Manoel Batista.

Ontem faleceu um homem de 67 anos. O habitante de Castro Laboreiro sofreu um despiste num trator agrícola no lugar de Ribeiro de Baixo. A rede neste local é muito deficitária, apesar das muitas diligências da autarquia junto de todas as operadoras. A agravar a situação, a população está sem telefones fixos, cortados há cerca de duas semanas em virtude dos temporais sem que a PT seja célere na resolução do problema. A população está a fazer queixas junto da PT e a Junta de Freguesia também já reivindicou. ‘É lamentável que ontem, para se pedir socorro, tivesse sido necessário ir ao centro da Vila de Castro Laboreiro. Era o local mais próximo com rede. Percorreram-se cerca de 4 quilómetros, quando uma chamada de telemóvel no local poderia ter sido crucial! Continuam a haver portugueses de primeira e portugueses de segunda.’, lamenta Manoel Batista.

A Câmara Municipal de Melgaço tem reivindicado junto das várias operadoras a resolução da situação, mas até ao momento ainda não a resolveram. ‘É inadmissível que em pleno século XXI as telecomunicações não cheguem a todas as pessoas’, reivindica Manoel Batista. ‘Esperamos agora, infelizmente com uma situação de morte, que as várias operadoras tomem decisões e ponham término a esta situação.’

Para Manoel Batista a deficiência de rede é uma questão problemática não só para a população mas também para o desenvolvimento económico e turístico: ‘Se queremos captar pessoas temos de ter condições para isso! Quem visita a região quer continuar a estar conectado e em muitas zonas de Melgaço e do PNPG não é possível. Ninguém vai querer visitar um local com deficiências na comunicação que o impossibilitará de contactar algum meio em caso de socorro! É importante refletirmos sobre isso e potenciar a dinamização económica que poderemos arrecadar com a atratividade turístico-comercial, envolvendo todos os agentes que atuam na região.’