Melgaço Tem duas aldeias candidatas às 7 maravilhas de Portugal
Já são conhecidas as 49 aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Castro Laboreiro e Branda da Aveleira conquistaram o júri e passaram para a próxima fase. O concurso pretende demonstrar que Portugal tem um património valioso e diferenciador, que inspira quem visita e as duas aldeias melgacenses têm. A fase seguinte fica agora nas mãos dos portugueses.
As aldeias do Município Mais a Norte de Portugal concorrem com a Aldeia da Pena (S. Pedro do Sul), Curral das Freiras (Câmara de Lobos – Madeira), Fajã de São João (Calheta – Açores), Gondramaz (Miranda do Corvo) e Piódão (Arganil).
A partir de 3 de julho, durante 7 semanas, todos os domingos, a RTP vai transmitir uma Gala dedicada a cada uma das 7 categorias. Os portugueses poderão votar na sua aldeia favorita durante a semana que antecede a gala (de segunda a domingo), através de um telefonema para um número a designar. A primeira Gala tem lugar a 9 de julho. Cada categoria, aldeias monumento, aldeias de mar, aldeias ribeirinhas, aldeias rurais, aldeias remotas, aldeias autênticas e aldeias em áreas protegidas, estará a votação apenas uma semana, entre 3 de julho e 20 de agosto, apurando todos os domingos duas finalistas de cada categoria. A lista final das 14 finalistas fica assim fechada na última Gala, a 20 de agosto e seguem-se duas semanas de votação para as 14 finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem lugar a 3 de setembro, altura em que serão reveladas as 7 vencedoras, as 7 aldeias mais votadas, uma por categoria.
Estavam a concurso três aldeias melgacenses: Branda da Aveleira – Aldeia Remota e Aldeias Autênticas, Castro Laboreiro – Aldeia Remota e Aldeias em áreas protegidas – e Parada do Monte – Aldeias autênticas e Aldeias rurais. Foram apresentadas 446 candidaturas de 332 aldeias das 7 Regiões do país.
TOTAL DAS ALDEIAS A CONCURSO, POR CATEGORIA:
Aldeias-Monumento – 78 aldeias
Aldeias de Mar – 23 aldeias
Aldeias Ribeirinhas – 60 aldeias
Aldeias Rurais – 99 aldeias
Aldeias Remotas – 44 aldeias
Aldeias Autênticas – 79 aldeias
Aldeias em Áreas Protegidas – 63 aldeias
O processo para escolher as 49 aldeias pré-finalistas foi auditado pela PwC. “A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias tem como prioridade a apresentação de uma lista de 49 aldeias pré-finalistas que prime pela qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões”, explicou Jorge Costa, Partner da PwC.