Entrada gratuita nos museus

O Município de Melgaço assinala no dia 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com entrada gratuita nos vários espaços museológicos inseridos na Rede Melgaço Museus, nomeadamente o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, o Museu de Cinema e o Espaço Memória e Fronteira.

O concelho de Melgaço possui uma série de museus e núcleos museológicos com valiosíssimas coleções e enormes potencialidades pedagógicas, culturais e turísticas, que proporcionam uma visão integrada da Cultura e Património que é imprescindível no panorama de Melgaço.

Núcleo Museológico da Torre de Menagem
Instalado no interior da Torre de Menagem, ex-libris da arquitetura militar concelhia, possui uma exposição dedicada ao Património arquitetónico e arqueológico, desde a Pré-história até à Idade Contemporânea.
Tel. 251 410 191 | nucleomuseologico@cm-melgaco.pt

Museu de Cinema Jean Loup Passek
Desde máquinas, aparelhos e objetos do Pré-Cinema, até cartazes originais em tela, fotografias e documentos diversos, a exposição ilustra o percurso do cinema ao longo dos tempos.
Tel. 251 401 575 | museudecinema@cm-melgaco.pt

Espaço Memória e Fronteira
Dedicado à história recente do concelho, relacionada com o contrabando e a emigração, pretende-se rememorar a vida clandestina e perigosa de muitos homens e mulheres melgacenses.
Tel. 251 418 106 | memoriaefronteira@cm-melgaco.pt

Núcleo Museológico de Castro Laboreiro
Este núcleo museológico abarca a terra, os castrejos e as criações ao longo da História. Os dois patamares do edifício evocam a morfologia do território: o planalto, as brandas, as inverneiras e os lugares fixos. É uma visão do que foi a evolução da ocupação humana na freguesia de Castro Laboreiro.
Tel. 251 465 016 | museuclaboreiro@cm-melgaco.pt

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira mas a receção está aberta ao público.

A oferta em Melgaço é completa: uma boa mesa onde não faltam o tradicional fumeiro e o Alvarinho. Como pano de fundo para um dia bem passado, o Município Mais a Norte de Portugal presenteia quem o visita com uma sossegada e deslumbrante natureza.

Os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço também irão assinalar a data: no dia 27 de abril será levada a cabo uma atividade sobre os monumentos do românico existentes no Centro Histórico de Melgaço. Será feita uma contextualização do Românico no espaço europeu e a nível nacional, a ter lugar no Solar do Alvarinho, seguindo-se depois uma visita a esses monumentos, com o objetivo de os alunos identificarem elementos característicos do período do Românico.