MELGACENSE APRESENTA O LIVRO ‘A Avó do Mundo e a lenda de Santa Ana’
A Casa da Cultura recebe, no próximo sábado, 6 de maio, a melgacense Catarina Gonçalves para a apresentação do seu livro ‘A Avó do Mundo e a lenda de Santa Ana’ em que se conta uma lenda sobre a aparição da padroeira da freguesia de Paços. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, e acontece pelas 21h30.
Sobre a autora
Natural de Paços, Catarina Gonçalves frequentou a escola primária e prossegui estudos até ao 12º ano em Melgaço. Em 1999, ingressou na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Letras, no curso de Estudos Linguísticos, com variante Português/ Espanhol. No final do ano letivo pediu transferência para a UCP de Braga onde estudou Humanidades Clássicas, na Faculdade de Filosofia. Terminada a licenciatura em 2004, realizou o estágio pedagógico/ profissional na Escola Secundária de Amares. No ano letivo seguinte, 2005/2006, matriculou-se em Teologia, na Faculdade de Teologia de Braga da UCP, onde concluiu o Bacherelato.
No ano de 2008 foi para a Pontificia Università della Santa Croce em Roma, cursando Direito Canónico. Obtida a Licença Canónica (civilmente corresponde ao mestrado) e reconhecida pela Santa Sé, ainda no Pontificado do Papa Bento XVI, no ano letivo de 2011, transitou de imediato para o Doutoramento. No final do primeiro semestre obteve permissão para regressar a Portugal e iniciou vida laboral, em simultâneo com a pesquisa e escrita da tese, que inicialmente versava num tema sobre Santo Agostinho.
Em janeiro de 2012 assumiu o cargo de juiz Eclesiástica no Tribunal Metropolitano de Braga, cargo desempenhado até hoje, acumulando com a função de Patrono oficioso do mesmo Tribunal e do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo.
Também em 2012 iniciou a função de docente na Faculdade de Teologia da UCP, primeiro no Porto, depois em Braga, na qualidade de docente assistente, onde leciona as unidades curriculares de Direito Canónico Institucional e Direito Canónico Geral.
No ano de 2013 teve de permutar o tema da Tese, por se descobrir que já existia outro igual na mesma instituição. Prepara-se agora para a entregar e defender em Roma, com o tema: «O valor probatório das Partes em juízo», nas áreas do Direito matrimonial e processual canónico.
Ao longo da vida académica foi publicando alguns artigos científicos, em revistas internacionais, a saber: «Os “Tria bona” do matrimónio em Santo Agostinho», in Revista Española de Derecho Canónico, 72, 179, Salamanca, 2015; «O Jantar do Bispo de Sophia de Mello Breyner na perspetiva do Direito Canónico administrativo», in Theologica, Braga, 2012; «Reflexão sobre a concordata de 2004», in Cenáculo, Braga, 2008.
Pontualmente escreve artigos de carácter jurídico canónico no Jornal Diário do Minho.
Atualmente, está a escrever um livro prático-jurídico sobre o sacramento do Batismo, segundo as prescrições normativas canónicas.