Casa da Cultura recebe Fitavale

As Comédias do Minho trazem no próximo domingo o 7º FITAVALE, Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho, à Casa da Cultura, em Melgaço. A ação decorrerá pelas 16h00, com a peça ‘Paraíso Funesto’, encenado pelo grupo Outra Cena.

Sinopse
«Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são. O que assusta a pequena órfã Irene durante a noite? O ranger áspero da porta distante. Os passos quebradiços que estalam morosamente pelo longo corredor, imperáveis e cada vez mais perto…o cheiro pungente a peixe. Recorrendo a um plano derradeiro, os tios adotivos de Irene acolhem Gabriela, perceptora e licenciada em Psicologia, para descobrir a razão deste horror. E Francisco Riocorvo, também seu tio, porque lhe atormenta a presença de Gabriela? Fotonovela tornada mistério de palco, balão de pensamento e fala encenada para desvendar ‘Paraíso Funesto’.»

ENCENAÇÃO Tânia Almeida
AUTOR Desconhecido
INTERPRETAÇÃO Cândido Malheiro, Irene Costa, Mafalda Ferreira, Margot Silva, Maria Amorim, Sara Carpinteira, Sónia Almeida 

O FITAVALE é organizado pela Comédias do Minho e integra cinco grupos de teatro de amadores do Vale do Minho, nomeadamente: Os Simples de Melgaço, a Associação Filarmónica Milagrense de Monção, + TAC de Paredes de Coura, Verdevejo de Valença e Outra Cena de Vila Nova de Cerveira. O Festival tem início hoje em Monção, percorrendo, até domingo, os restantes municípios do Vale do Minho:

Hoje, 19 de maio
MONÇÃO, Cineteatro João Verde
21h00 Abertura 7º FITAVALE
21h30 PONTE, VerdeVejo

20 MAIO
PAREDES DE COURA, Centro Cultural
16h00 JOÃO VERDE, 150 – VIDA E OBRA, Associação Filarmónica Milagrense e Comunidade de Monção
VALENÇA, Auditório de Verdoejo
21h30 MACBETH, + TAC

 21 de MAIO
MELGAÇO, Casa da Cultura
16h00 PARAÍSO FUNESTO, Outra Cena
VILA NOVA DE CERVEIRA, Cineteatro
21h30 MARATONA, Os Simples

Programa aqui!

GRUPO DE TEATRO OS SIMPLES APRESENTAM NOVA PEÇA, 27 de maio na Casa da Cultura
MARATONA é o nome da mais recente peça do grupo amador de teatro melgacense ‘Os Simples’. O espetáculo estará em cena na Casa da Cultura, no próximo dia 27 de maio, pelas 21h30. A encenação é de Joana Magalhães e trata-se de uma epopeia trágico-cómica de uma família a salto para França. ‘Com passadoras de homens, carabineiros, e outros aventureiros. Histórias de fronteira e de um passado recente, que continua a ter presente.’, considera o grupo que levará a palco a peça já este domingo, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, pelas 21h30, no âmbito do FITAVALE.

ENCENAÇÃO E DRAMATURGIA Joana Magalhães
TEXTO Vários Autores
INTERPRETAÇÃO Ana Freitas, Artur Caldas, Cristina Vilas, Gabriel Lourenço, Humberto Sousa, Igor Gonçalves, Inês Ribeiro, Jorge Filipe Dias, Juliana Pires, Lídia Sousa, Maria Clara Araújo, Maria José Rocha, Maria José Silva, Maria Olívia Lima, Tânia Domingues
CENOGRAFIA Raul Cardoso
DESENHO DE LUZ Vasco Ferreira
VOZ OFF Tânia Almeida
AGRADECIMENTOS Sport Clube Melgacense e Município de Melgaço

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.