Espaços museológicos de portas abertas

‘Turismo Sustentável – Uma Ferramenta para o Desenvolvimento’ é o tema do Dia Mundial do Turismo, que se comemora amanhã, dia 27 de setembro. A data vai ser assinalada pela Câmara Municipal de Melgaço com entradas gratuitas nos Museus do concelho e na Porta de Lamas de Mouro.

A Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema Jean Loup Passek, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e a Porta de Lamas de Mouro são os espaços com entrada gratuita. O Solar do Alvarinho é também uma sugestão: o espaço está aberto ao público gratuitamente todo o ano e oferece a possibilidade de degustar o néctar da região, o Alvarinho.

Melgaço está na rota do turismo
Dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço demonstram que Melgaço é eleito por turistas nacionais e estrangeiros: o Solar o Alvarinho é o espaço preferencial, com 4.724 visitantes;
segue-se a Porta de Lamas de Mouro – 4.147; a Torre de Menagem – 3.552; o Posto de Castro Laboreiro – 1.455; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 1.205; o Museu de Castro Laboreiro – 1.007; o Espaço Memória e Fronteira – 1.283; e Loja Interativa de Turismo – 1.222. (Dados relativos ao primeiro semestre de 2017)

Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. Em Melgaço é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico, mas com as novas tecnologias apelativas e sem dúvida cativantes para o visitante.

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira mas a receção está aberta ao público.

Horário do Solar do Alvarinho
Sala de Prova e Loja
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Bar
Abril – setembro: todos os dias das 10h00 às 20h00
Outubro – março: todos os dias das 10h00 às 19h00
Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

A oferta em Melgaço é completa: uma boa mesa onde não faltam o tradicional fumeiro e o Alvarinho. Como pano de fundo para um dia bem passado, o Município Mais a Norte de Portugal presenteia quem o visita com uma sossegada e deslumbrante natureza

A saber…o Dia Mundial do Turismo tem o objetivo de promover a consciencialização sobre a importância do turismo e do seu impacto social, cultural, político e económico. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.