Apresentação do livro ‘Alto-Minho e Galiza – Estudos Históricos’

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço recebe, no dia 28 de outubro, pelas 15h00, a apresentação do livro ‘Alto-Minho e Galiza – Estudos Históricos’, da autoria do Professor José Marques. A iniciativa é aberta ao público em geral, e acontece no âmbito da realização do 2º Conversas na Raia, numa organização da Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho, e do Município de Melgaço, em conjunto com o Consello da Cultura Galega.

 A obra é uma edição do Município de Melgaço e da Casa-Museu de Monção, com textos que, ao longo do tempo, o professor José Marques escreveu, numa coordenação de Viriato Capela, presidente da Casa-Museu de Monção.

 O Prof. José Marques é um dos mais ilustres investigadores da História e Cultura do Alto Minho. Ao longo da sua vida foi colaborando com iniciativas dos diversos municípios alto minhotos, quer através das bibliotecas, quer dos arquivos municipais. A mais recente homenagem ao professor jubilado da Universidade do Porto, também eclesiástico e membro do corpo capitular – ocorreu, em finais de abril, na Universidade do Minho, altura em que recebeu das mãos do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a medalha de mérito cultural. Em agosto, o município de Melgaço honrou-o com o título de Cidadão de Honra.

PROGRAMA
15h00 – Sessão de abertura:
Manoel Batista Calçada Pombal – Presidente da Câmara Municipal de Melgaço
José Viriato Capela – Presidente da Casa Museu de Monção
Ramon Villares – Presidente do Consello da Cultura Galega

16h00 – Padre Carlos Vaz – Apresentação do Prof. Doutor José Marques
16h30 – Apresentação do Livro ‘Alto-Minho e Galiza. Estudos Históricos’ pelo Prof. Fernando López Alsina – Universidade de Santiago de Compostela
17h00 – Apresentação do Projeto Gallaecia Monumenta Historica pela Profª Rosario Alvarez – Vice Presidente do Consello da Cultura Galega
17h30 – Momento musical por Rodrigo Romaní (harpista)
18h00 – Encerramento com Alvarinho de Honra

Sobre o autor
José Marques tem 80 anos, nasceu na freguesia de Roussas, em Melgaço, e foi deixando a sua marca um pouco por todo o país. Em 1994 foi agraciado com a Medalha de Mérito – Grau Ouro da Câmara Municipal de Braga; em 2003 recebeu a Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; e em 2004, a Medalha de Mérito – Grau de Ouro da Câmara Municipal do Porto.
Recentemente, o Governo português também o homenageou, com a Medalha de Mérito Cultural, na Universidade do Minho, sob proposta da Casa-Museu de Monção. Distinto estudioso e leitor (paleógrafo) de documentos antigos, com grande valia erudita e crítica, José Marques, além de distinto investigador, foi um notável professor universitário, coordenador, nomeadamente, de pós-licenciaturas e doutoramentos.
Na edição deste ano do Melgaço em Festa, o município que o viu nascer, honrou o professor com o título de Cidadão de Honra.