Alunos visitam vestígios do ‘Neolítico’

‘Neolítico’ será a temática da ação que reunirá na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Melgaço e os colaboradores do Município de Melgaço que desempenham funções de atendimento ao público na área do Turismo e Cultura. A ação acontece no âmbito de REDITUS – I Jornadas sobre Património Cultural de Melgaço, uma iniciativa que pretende dar a conhecer a riqueza patrimonial de Melgaço, bem como a sua história, para que a mesma possa ser divulgada junto da comunidade e de quem visita o concelho. 

A iniciativa, de vertente pedagógica, será orientada pela Arqueóloga Alda Rodrigues. A atividade tem início às 10h30 com uma visita à maquete ‘Megalitismo’ do Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, seguindo-se uma vista à Mamoa do Batateiro, na freguesia de Gave.

APOSTA NA DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Estas jornadas enquadram-se num projeto de quatro encontros culturais que assentam numa retrospetiva histórica sobre o Património Cultural de Melgaço, percorrendo, cronologicamente, as seguintes temáticas: o Paleolítico (decorreu em novembro de 2017), o Neolítico, a Época Medieval e as Épocas Moderna e Contemporânea. ‘O intento é promover o conhecimento do vasto Património Cultural existente no concelho, criando uma sequência de ações que permitam a melhor interpretação destes valores e da sua contextualização histórica.’, salienta a organização.