Mais de 1000 desportistas rumam ao Município Mais Radical de Portugal
Começou com cerca de 250 atletas e quatro anos depois já são cerca de 1200. As paisagens deslumbrantes, a tranquilidade da natureza, a adrenalina dos vários percursos, e, claro, a deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, são as razões que motivam entusiastas de vários pontos do País a participarem no IV Melgaço Alvarinho Trail (MAT) – Quintas de Melgaço. O evento acontece a 27 de maio e tem inscrições abertas até 20 de maio (aqui).
‘Do Rio Minho, a menos de 40 metros de altitude, ao Planalto de Castro Laboreiro, onde se superam os 1.300 metros de altitude, os atletas terão condições fantásticas que os motivarão’, sustenta a organização destacando locais como, as Pesqueiras Milenarias do Rio Minho, os Caminhos e Pontes Romanas, as Aldeias Típicas, os Trilhos, as Paisagens sobre os Vales dos Rios, Minho, Trancoso e Mouro, sobre a vizinha Espanha até ao Planalto Castrejo, onde se encontram dezenas de Dolmens, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde se encontra a Porta de Lamas de Mouro, e vários monumentos como os Castelos de Melgaço e Castro Laboreiro, Conventos e Igrejas Centenárias, Museus, Termas, entre outros.
Quatro provas: um Ultra Trail de 49Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100 E NO Campeonato Regional de Trail Ultra da Associação de Atletismo de Viana do Castelo), um Trail Longo de 26Km (inserida no Circuito Nacional de Trail Séries 100), um Trail Curto de 17km e uma Caminhada de 13Km. As provas de Ultra Trail e Trail Longo estarão, pelo 2º ano, incluídas no Prozis Campeonato Nacional 2018 da ATRP. O MAT percorrerá as freguesias da Vila, Chaviães, Fiães, Roussas, S. Paio, Paderne e Prado. O regulamento pode ser consultado aqui!
‘O MAT é uma prova divertida em redor da mãe natureza. Melgaço tem excelentes condições naturais, quer na montanha quer no rio, conjunturas que estimulam os atletas. Quem corre gosta da natureza, de sentir liberdade, e o nosso concelho tem ótimas condições para tal.’, considera José Adriano Lima, Vereador com o pelouro de desporto, valorizando o impacto que a iniciativa tem na economia local: ‘o MAT potencia a marca Melgaço, sendo mesmo um impulsionador de novas transações comerciais. Quem vem quer conhecer a região, a gastronomia, a cultura, a história, os costumes, e isso acaba por ter impacto no tecido económico local. E mais tarde acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada’.
Mas quem participar no evento, poderá ainda usufruir de uma entrada nos museus de Melgaço, nomeadamente o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem. Nesta edição, os participantes terão também a possibilidade de usufruírem de um serviço de massagem oferecido pela EPRAMI e de auxílio de primeiros socorros pela Clínica de Medicina Desportiva Saúde Constante.
A iniciativa, da organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM, conta com o apoio do Município de Melgaço, da Melgaço Radical, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, da Solopisadas e ainda com o patrocínio de diversas entidades. As Quintas de Melgaço são o patrocinador oficial do evento, associando-se nesta edição ao nome do evento.