Animação teatral pelas ruas da vila convida a visitar os museus
Em Melgaço, o Dia Internacional dos Museus é assinalado com visitas guiadas ao Espaço Memória e Fronteira e ao Museu de Cinema Jean Loup Passek. A ação, sob a temática ‘Época Contemporânea’, encerra a iniciativa REDITUS – I Jornadas sobre Património Cultural de Melgaço.
A atividade promove a arte e a cultura contemporâneas do concelho de Melgaço, junto dos colaboradores da área de atendimento turístico e animação cultural, que pretendem envolver a comunidade local e os turistas através de cenas teatrais, encenadas espontaneamente pelas ruas da vila, e trajados a rigor para cada um dos espaços, incentivando as pessoas a participarem nas visitas.
Programa:
11h00 – Visita Guiada ao Espaço Memória e Fronteira
15h00 – Visita Guiada ao Museu de Cinema Jean Loup Passek
16h00 – Alvarinho de Honra
As visitas terminam com um espetáculo musical ao vivo: uma curta performance acústica onde as músicas estarão relacionadas com as temáticas de cada espaço museológico.
Durante este dia, e no âmbito do Dia Internacional dos Museus, as entradas para todos os espaços museológicos são gratuitas.
APOSTA NA DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL
Estas jornadas enquadram-se num projeto de quatro encontros culturais que assentam numa retrospetiva histórica sobre o Património Cultural de Melgaço, percorrendo, cronologicamente, as seguintes temáticas: o Paleolítico (novembro de 2017), o Neolítico (fevereiro de 2018), a Época Medieval (abril de 2018) e a Época Contemporânea. ‘O intento é promover o conhecimento do vasto Património Cultural existente no concelho, criando uma sequência de ações que permitam a melhor interpretação destes valores e da sua contextualização histórica.’, salienta a organização.
MELGAÇO MUSEUS
O concelho de Melgaço possui uma série de museus e núcleos museológicos com valiosíssimas coleções e enormes potencialidades pedagógicas, culturais e turísticas, que proporcionam uma visão integrada da Cultura e Património que é imprescindível no panorama de Melgaço.
Espaço Memória e Fronteira
Dedicado à história recente do concelho, relacionada com o contrabando e a emigração, pretende-se rememorar a vida clandestina e perigosa de muitos homens e mulheres melgacenses.
Tel. 251 418 106 | memoriaefronteira@cm-melgaco.pt
Museu de Cinema Jean Loup Passek
O Museu de Cinema tem por base o espólio colecionado, ao longo da vida, pelo francês Jean Loup Passek e doado ao Município. Apresenta duas exposições, uma de carácter permanente e outra temporária, distribuídas pelos dois andares do edifício, que permitem que os visitantes entrem na história do cinema, apreciando diversos aparelhos, como lanternas mágicas com as respetivas caixas e placas de vidro pintadas à mão, fenaquistiscópios com os seus discos, zootropos com bandas e praxinoscópios, e ainda um dos primeiros cartazes a anunciar o cinema em sala, e outros ilustrativos da evolução do cinema desde as suas origens até ao cinematógrafo. Poderão ainda ver e manusear réplicas de brinquedos óticos, um peep–show e uma caixa ótica para diorama teatral e ainda assistir a filmes.
Tel. 251 401 575 | museudecinema@cm-melgaco.pt
Núcleo Museológico da Torre de Menagem
Instalado no interior da Torre de Menagem, ex-libris da arquitetura militar concelhia, possui uma exposição dedicada ao Património arquitetónico e arqueológico, desde a Pré-história até à Idade Contemporânea.
Tel. 251 410 191 | nucleomuseologico@cm-melgaco.pt
Núcleo Museológico de Castro Laboreiro
Este núcleo museológico abarca a terra, os castrejos e as criações ao longo da História. Os dois patamares do edifício evocam a morfologia do território: o planalto, as brandas, as inverneiras e os lugares fixos. É uma visão do que foi a evolução da ocupação humana na freguesia de Castro Laboreiro. Tel. 251 465 016 | museuclaboreiro@cm-melgaco.pt
Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira, mas a receção está aberta ao público.