‘Melgaço em Festa’ aposta nos valores e tradições da região

Hoje, a população melgacense foi até à Praça da República conhecer o programa do Melgaço em Festa. Houve concertinas, gaiteiros, exposição de produtos locais, personagens castrejas, e ainda um ‘ensaio’ do concerto musical ‘Entre dois mundos’, agendado para o dia 17, pelo melgacense Bruno Pereira. O momento foi uma pequena mostra do que o Município reserva para os dias de Festa.

Entre os dias 3 e 17 de agosto, os valores e as tradições da região vão estar em destaque em eventos que acontecerão em vários locais do concelho. ‘Serão dias de celebração daquilo que são as marcas da nossa cultura’, garante o autarca, Manoel Batista.

O Mercado Medieval, a Festa Crasteja e a Festa do Emigrante são as grandes novidades da edição deste ano.

MERCADO MEDIEVAL
O Mercado Medieval (10 a 12 de agosto) pretende promover o património histórico de Melgaço, assinalando a data de 1388 como uma referência da identidade cultural do concelho. Serão relembrados episódios lendários da época Medieval, como ‘Inês Negra’, no dia 11 de agosto, pelas 22h00, no Castelo de Melgaço. O Centro Histórico, com o seu Castelo e as suas Igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), assume-se como um local fulcral para a promoção deste Mercado, tornando-se os palcos de várias animações temáticas: Cortejos Históricos, Torneios Apeados, Espetáculos com Aves de Rapina, Espetáculos de Fogo, Concertos Medievais, Danças Orientais, Desfile Nupcial e Casamento Medieval, entre outras animações. Haverá ainda uma tenda para aluguer de trajes, convidando os visitantes a recuarem no tempo.

FESTA CRASTEJA
De 14 a 16 de agosto, Castro Laboreiro está em festa.
Castro Laboreiro é uma das aldeias mais emblemáticas do Parque Nacional da Peneda Gerês, resultado do isolamento que sofreu no passado, o qual permitiu que chegassem intactos nos nossos dias, aspetos do património histórico e cultural da aldeia, como a arquitetura, a paisagem e o modo de vida das suas gentes, ainda hoje marcado por um forte espírito comunitário. Toda esta cultura vai ser vivida durante o evento, através de tradições como a carpeada, danças típicas, recriação de uma boda castreja, sempre com muita animação. Haverá ainda o concurso do Cão de Castro Laboreiro.

FESTA DO EMIGRANTE
Agosto é tempo de férias e de partilhar bons momentos com a família e os amigos. O evento, a 17 de agosto, recebe os emigrantes com muita música e boa gastronomia. ‘Por esta altura, recebemos na nossa terra, os melgacenses que por esse mundo fora lutam por uma vida melhor e encontram neste período o conforto do regresso à terra natal. Este será o momento de os abraçarmos.’, atenta Manoel Batista.

O Festival Internacional de Folclore ‘O Mundo a Dançar’, o Dia do Brandeiro, o Espetáculo com José Cid e o espetáculo piromusical, são as propostas que completam o programa deste ano. A Câmara Municipal oferece assim um conjunto de atividades culturais num ambiente de festa, de convívio e lazer. E para quem duvida que Melgaço é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal, também há propostas radicais. ‘Serão bons momentos para que todos desfrutem da alegria e diversão e para que descubram Melgaço, as suas gentes, culturas e tradições. Um programa para todos! Para todas as idades! Para todos os gostos!’, considera Manoel Batista.

APRESENTAÇÃO MEF (8) APRESENTAÇÃO MEF (80)