EXECUTIVO DE MELGAÇO INICIA PÉRIPLO PELAS FREGUESIAS

No próximo dia 7 de abril, a partir das 10h00, o Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, inicia um périplo de visitas de trabalho às freguesias. Acompanhado pelo executivo e técnicos municipais, o autarca visitará já na próxima quinta-feira a União de Freguesias de Chaviães e Paços.

O presidente da Câmara Municipal aproveitará para se inteirar do andamento de algumas obras e para proceder à inventariação e análise das que são consideradas prioritárias para o atual executivo da freguesia.

INAUGURAÇÃO DA CASA MORTUÁRIA DE CHAVIÃES, sábado, 15h00
Cumprindo uma necessidade da população, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Chaviães e Paços, concelho de Melgaço, inaugura no próximo sábado, 9 de abril, pelas 15h00, a Casa Mortuária desta freguesia. Um investimento que dignifica a freguesia e que teve o contributo do Município de Melgaço.

A construção da Casa Mortuária ocorreu no antigo edifício onde ‘lecionou’ o infantário de Chaviães. Requalificado e adaptado, pretendeu-se criar condições de utilização com o objetivo do espaço possuir o conforto necessário ao uso pretendido. ‘Era muito incómodo para as pessoas não terem um espaço assim. Os velórios aconteciam na Igreja e em casa das pessoas. Este edifício é uma mais-valia para freguesia’, considera o Presidente de Junta de Chaviães, Amadeu Esteves.

Para o efeito foi criado um espaço único de câmara-ardente, podendo ser adaptado para dois compartimentos autónomos caso se justifique. Também ao nível dos sanitários, foram criadas as condições necessárias à utilização por pessoas com mobilidade reduzida, assim como instalações simples. Também foi instalado um sistema de climatização quer de ar quente quer de ar frio de forma a dar melhores condições de bem-estar aos utilizadores. O espaço exterior foi intervencionado procurando dotar o recinto com acessibilidades confortáveis e funcionais, quer para as pessoas quer para os veículos fúnebres.