MUSEUS COM ENTRADAS GRATUITAS

Na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, há mais um motivo para se visitar Melgaço: as entradas nos espaços museológicos são gratuitas. A ação celebra o Dia Mundial do Turismo e pretende cativar os turistas a conhecerem a cultura da região, mas também a que Descubram Melgaço, o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

A rota cultural vai permitir a visita a vários pontos do concelho, já que os espaços estão dispersos: Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema Jean Loup Passek e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, os sítios com entrada gratuita. A Porta de Lamas de Mouro e o Solar do Alvarinho são também sugestões de visita. Ambos os espaços estão abertos ao público gratuitamente todo o ano: a Porta de Lamas é uma estrutura do Município vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês – PNPG e o Solar do Alvarinho oferece a possibilidade de degustar o néctar da região, o Alvarinho.

SOLAR DO ALVARINHO É O ESPAÇO MAIS VISITADO
Dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço (relativos de janeiro até agosto de 2018, inclusive) demonstram que o Solar do Alvarinho continua a ser o espaço preferencial: 10.421 visitas. Segue-se a Porta de Lamas de Mouro – 7.789; a Torre de Menagem – 5.346; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 2.582; o Posto de Castro Laboreiro – 2.396; o Espaço Memória e Fronteira – 1.821; o Museu de Castro Laboreiro – 1.693. Pela Loja Interativa de Turismo, passaram alguns destes turistas, igualmente oriundos de Portugal e de todo o Mundo: 1.162 turistas nacionais e 1.026 turistas internacionais.

Solar do alvarinho (4)

Estes números são o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos espaços e do seu acervo. A oferta em Melgaço é completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto, a sugestão é que se Descubra Melgaço em redor de uma sossegada e deslumbrante natureza. Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder. Aqui, é possível descobrir histórias únicas, contadas com o rigor histórico, mas com as novas tecnologias apelativas e sem dúvida cativantes para o visitante.

Melgaço é um destino com caraterísticas geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal, onde é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano.

 

OS HORÁRIOS 

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.
A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira, mas a receção está aberta ao público.

Horário do Solar do Alvarinho
Sala de Prova, Loja e Bar
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

A saber…o Dia Mundial do Turismo tem o objetivo de promover a consciencialização sobre a importância do turismo e do seu impacto social, cultural, político e económico. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Este ano celebra-se em Budapeste, na Hungria, sob a temática Turismo e a transformação digital, com o intuito de se perceber a importância que as tecnologias digitais têm no Turismo.