DISCURSO DO PRESIDENTE DE CÂMARA na Cerimónia comemorativa do 1º mandato
«Obrigado pela vossa presença neste momento em que assinalamos um ano de trabalho depois da tomada de posse do novo Executivo Municipal. Sem vaidades e sem pretensões queremos fazer balanço e pensar futuro, continuando sempre na senda do rigor e do trabalho.
Permitam-me algumas notas de agradecimento pela confiança depositada em mim e na minha equipa;
– à minha equipa: A Maria José e o José Adriano companheiros nas boas e nas más, ao Custódio e à Sameiro que estão sempre presentes;
– Aos vereadores, que não sendo da minha área política, são parte da solução governativa da autarquia;
– À Assembleia Municipal na pessoa da sua Presidente, a minha amiga Fátima Teixeira, pela estreita colaboração no trabalho e pela sintonia no desenho das soluções;
– Aos presidentes de junta pelo apoio, solidariedade e também pelo bom trabalho desenvolvido;
– A todos os colaboradores sem excepção pela dedicação, empenho e capacidade de trabalho. Só em equipa é possível vencer. Todos eles, mas sobretudo os que de mais perto trabalham comigo, têm a certeza do meu maior respeito e admiração.
Com eles temos conseguido alavancar um enorme trabalho tendo em conta os meios humanos e financeiros disponíveis. Somos mesmo muito bons no trabalho que fazemos!
– À minha família, que amo muito, pelo suporte sem o qual não conseguiria fazer o caminho.
Caras e Caros Melgacenses,
Construímos e cumprimos… Há um ano assumi compromissos com todos os melgacenses. Foi em nome desses compromissos que todos os dias trabalhámos. 2018 está a ser, sem dúvida, um ano de enorme realização de muitos e de grandes projectos a que nos comprometemos.
É inegável que estão a ser dados importantes passos para a afirmação de Melgaço e para a qualidade de vida de quem cá está. Enfrentamos, como todas as regiões da Europa, o desafio da renovação dos territórios, por isso urgem medidas que sustentem com qualidade de vida quem cá vive e que seduzam quem nos visita e até nos escolha para viver.
O vídeo inicial já deu conta do trabalho realizado… permitam-me que destaque alguns dos investimentos…
– Investimento no ciclo urbano da água… 3 milhões
– ETAR de Penso praticamente concluída…
– Investimento em regeneração urbana… + de 1 milhão
– Requalificação Largo do Mercado e Bar da Alameda;
– Requalificação da Rua Quinta dos Frades;
– Requalificação da Rua Fonte da Vila e Santigo;
– Requalificação da Rua da Escola;
– requalificação da Rua Cândido Abreu.
– Investimento na área ambiental…
– Limpeza de espaços degradados… 250 mil euros
– Construção do Ecocentro… 120 mil euros
– Investimento na área do Desporto…ESDL/ Associação de Ciclismo Minho/Federação Portuguesa de Ciclismo/Bikeservice
– Melgaço Alvarinho Trail… 1600
– Maratona de BTT… 650
– Grande prémio de ciclismo do Minho…220
– Granfando Monção Melgaço… 2000
– Investimento em programação cultural..
– Noite dos Medos;
– Passagem de Ano;
– All Music Fest;
– Festival de Cinema;
– Mercado Medieval;
– Comédias do Minho e os Simples
– Investimento em Educação…
– Inauguração da Requalificação da EB2/3… 1,3 milhões
– Crescimento da EPRAMI
– Crescimento da ESDL
– Investimento na promoção do território…
– Afirmação da marca Discover Melgaço;
– Festa do Alvarinho;
– Alvarinho Wine Fest;
– Festa do Espumante.
– Investimento no desenvolvimento da economia
– Lançamento do projeto da Nova Zona Industrial
– Aproveitamento integral da zona industrial
Paralelamente a todo este trabalho tivemos a ousadia de tomar as decisões certas para a defesa dos interesses dos Melgacenses, defendendo a presença no território de serviços de qualidade.
– Serviços de gestão de água e saneamento. Em Abril decidimos, por unanimidade, em reunião de Câmara, que a gestão da água e do saneamento ficaria na Câmara Municipal.
Resistimos a todas as pressões e fomos o primeiro município a dar um murro na mesa e a dizer não á criação de uma empresa com a Águas de Portugal. Teremos melhor serviço, mais barato e ficaremos livres da tentação de privatização que a qualquer momento surgirá.
– Serviço CTT… os nossos correios. No seguimento do golpe, dado pelo anterior governo do PSD/CDS, de privatização dos correios surge agora uma onda, que varre todo o país, de encerramento de lojas nas sedes dos municípios. Nestes dias foram encerradas as lojas de Penedono, Mondim de Basto, Fornos de Algodres, Manteigas, Vila Flôr, Tabuaço e Alvaiázere, entre outras. E vai continuar.
Soubemos, de forma proactiva, encontrar a solução que os outros municípios não conseguiram e que permitirá manter a loja aberta, aumentar e melhorar os serviços, reaproveitar e dinamizar o edifício, criar economia no centro da vila. Continuará garantida, a partir do edifício dos correios, a distribuição da correspondência pelos nossos carteiros.
– Estamos a repensar a Melsport. Ela é a empresa que gere todo o nosso parque de equipamentos desportivos, e que tem sido uma enorme alavanca para a promoção do desporto e de toda esta nova onda de actividades desportivas. Em 2018 preparamos e estamos a implementar um conjunto de ajustamentos que nos permitam o total enquadramento com o novo quadro legal das empresas municipais e com as recomendações do Tribunal de Contas. Em 2018 pretendemos somar à Melsport parceiros estratégicos que ajudem no seu crescimento.
– As termas do Peso. Um projeto difícil na sua exploração, que tem um novo parceiro connosco que eu saúdo vivamente. Era desejável que o Balneário estivesse aberto todo o ano? Era. É possível neste momento? Não. Nada que não seja comum à maioria dos balneários do país e que aconteceu sempre no período áureo. Estarão abertas em todas as outras valências e no seu esplendor, todo o ano. Estamos empenhados em que, de forma paulatina, a exploração vá crescendo de ano para ano.
Construímos e cumprimos…
Caras e Caros Melgacenses,
Queremos mais investimento…
O investimento público é obrigatório na estruturação dos territórios e na sua capacitação, mas não pode ser o único meio para contruirmos desenvolvimento. Há por isso um caminho a percorrer pêlos privados que estão a investir muito em Melgaço.
Temos empresários e marcas de sucesso que muito têm contribuído para a economia e para a projecção da nossa marca. Uma nota de agradecimento e de louvar a quem opta por cá ficar e investir e por quem, vindo de outros municípios, nos escolhe para realizar investimento. Do poder político e autárquico podem contar com toda a colaboração, solidariedade e empenho para que sejam bem-sucedidos em Melgaço.
Temos excelentes oportunidades de negócio para quem escolher o nosso território. Sabemos que é possível crescer em vários sectores (o vinho, o turismo, a indústria, a habitação) e estamos aqui para ser facilitadores dos processos que tragam mais-valia e riqueza para todos.
A todos os empresários e investidores o nosso bem haja!
Contem connosco! Porque queremos mais investimento…
O Fim de um ciclo é sempre o início de outro. Vamos em frente para construir um Melgaço de Futuro!!
Muito obrigado!!!»