CIM Alto Minho e DGLAB assinaram acordo de cooperação

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) assinou no dia 12 de novembro, com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho. O Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, os presidentes das câmaras municipais do Alto Minho, dirigentes da DGLAB e bibliotecários da rede, marcaram presença na sessão.

O acordo surge na sequência do trabalho em rede desenvolvido já há cerca de dois anos pelas dez bibliotecas públicas municipais que integram o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTI) das Bibliotecas Municipais do Alto Minho, da qual faz parte a Biblioteca Municipal de Melgaço.

“A formalização da constituição desta Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho abre portas a novos projetos e novas oportunidades de qualificação dos serviços das bibliotecas públicas e de criação de novos instrumentos e serviços inovadores para os cidadãos”, defendeu José Maria Costa. O acordo de cooperação foi assinado pelo presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, e pelo diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda.

Este é um acordo que está a ser assinado com as comunidades intermunicipais do país e que, segundo o diretor-geral da DGLAB, pretende fortalecer a cooperação entre a DGLAB e as bibliotecas públicas municipais, ao nível do desenvolvimento de projetos comuns e formas de intervenção junto da comunidade, em áreas como a inclusão social, modernização administrativa, insucesso escolar ou formação ao longo da vida. Para Silvestre Lacerda, “através do trabalho cooperativo e em rede, as bibliotecas públicas municipais poderão ser agentes facilitadores destes serviços”, sublinhando que um dos próximos passos é “encontrar fundos de financiamento que viabilizem esses projetos comuns”.

Refira-se que o GTI das Bibliotecas Municipais do Alto Minho tem já algum trabalho desenvolvido, relacionado, sobretudo, com a partilha de informação e rentabilização de recursos no âmbito da promoção de encontros com escritores e do levantamento de necessidades formativas, e com a colaboração com a CIM Alto Minho na elaboração e submissão de candidaturas, encontrando-se, neste momento, a dinamizar o projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia para o Sucesso Escolar”. Este projeto intermunicipal, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIE “Alto Minho – School 4All”, financiado pelo FSE (Fundo Social Europeu) no âmbito do Norte 2020, tem como objetivo apoiar o combate ao abandono escolar através de práticas pedagógicas inovadoras que reforcem o processo de ensino-aprendizagem.