Festa do Espumante acontece este fim de semana

A Festa do Espumante está de volta: cerca de duas dezenas de espumantes e uma panóplia de produtos regionais poderão ser degustados durante a 4ª edição do certame, este ano num espaço renovado, no Largo do Mercado. A cerimónia da abertura oficial tem início marcado para as 16h00, desta sexta-feira, dia 23, com a presença do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres.

O evento decorrerá entre sexta-feira e domingo. Durante estes três dias, será possível provar diferentes espumantes de alvarinho, acompanhados pelo melhor da gastronomia da região. A casta rainha da região, o Alvarinho, estará em grande destaque com a presença de 19 afamados produtores, nomeadamente: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, João Portugal Ramos, PROVAM, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Rebouça, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Solar de Serrade, Terras de Real e Valados de Melgaço. Os produtos regionais da Castrejinha, Aromas e Caprichos, Bolos & Bolinhos Gourmet, Delícias do Planalto, Mel do Zé, Prendokas Artesanali’s, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga e as especialidades gastronómicas dos restaurantes ‘O Brandeiro’ e do ‘Paris’, preenchem a irresistível montra de produtos.

«UMA APOSTA GANHA» – Manoel Batista
«A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2017 tivemos cerca de 5 mil visitantes. Este foi um dos motivos para a alteração do local do evento: pela primeira vez no Largo do Mercado, um espaço mais confortável para a realização da Festa», atenta o autarca de Melgaço, Manoel Batista, considerando que «É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha!».

O cartaz da 4ª edição fica completo com sessões de cozinha ao vivo – dos chefes Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, Porto, que obteve uma estrela Michelin no projeto anterior; António Alexandre, do Lisbon Marriott Hotel Lisboa e jurado em concursos como o Chefs Academy; e José Silva, do restaurante Solar dos Presuntos, Lisboa; com provas comentadas de espumante e atuações musicais com música ao vivo e DJs.

Horários da Festa
Sexta-feira, 23 de novembro: das 11h às 02h
Sábado, 24 de novembro: das 12h às 02h
Domingo, 25 de novembro: das 12h às 18h

A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas tem um custo de 2,50€. Uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

A sugestão é que Descubra Melgaço, com a Festa do Espumante!

Programa disponível aqui!