Melgaço assinala 2º aniversário de mandato com homenagem a cidadãos e instituições do concelho

«Homenagear quem nos merece respeito e gratidão.» É sob este preceito que o executivo melgacense convida toda a população para a sessão comemorativa do 2º ano de mandato durante a qual serão homenageados cidadãos e instituições melgacenses que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais e feitos cívicos e por todo o seu trabalho em prol da comunidade. A cerimónia acontece no próximo sábado, dia 26 de outubro, pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Serão atribuídos os seguintes títulos: Cidadão de Honra, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito na área sTítulos honoríficos_2017ocial, cultural, desportiva, económica e na área empreendedorismo jovem. «A Câmara Municipal, como legítima representante da comunidade melgacense tem o dever de demonstrar gratidão e apreço institucionais aos cidadãos e instituições que, de qualquer forma, honraram, prestigiaram e promoveram o município, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar da população», considera o autarca, Manoel Batista, que naquela manhã fará um balanço da atividade destes dois anos. «Cumprimos e construímos! É inegável que estão a ser dados importantes passos para a afirmação de Melgaço e para a qualidade de vida de quem cá está.», sustenta.

APRESENTAÇÃO DO BOLETIM CULTURAL – Nº 10
A manhã será ainda preenchida com a apresentação do Boletim Cultural – nº 10, um momento de grande interesse para a construção da História de Melgaço. O trabalho apresenta um espaço de reflexão e divulgação, aberto a investigadores e pensadores de diversas áreas, contribuindo para que sejam registados, de forma sistemática e rigorosa, diversos testemunhos e estudos científicos realizados ao longo dos tempos.

Nesta edição o Prof. Doutor José Marques apresenta um estudo sobre “O Norte de Portugal Entre Dois Poderes”; o Prof. Doutor João Pedro Cunha Ribeiro e seus colaboradores um artigo onde nos dá notícia das últimas intervenções arqueológicas realizadas no concelho – “O Paleolítico de Melgaço: Vestígios Arqueológicos dos Primeiros Habitantes do Concelho”; o Prof. Doutor Álvaro Domingues e seus colaboradores um trabalho realizado no âmbito do Festival de Documentário de Cinema de Melgaço – “Quem somos os que aqui estamos”; o Prof. Doutor Albertino Gonçalves algumas notas sobre “O Abraço ao Divino: a experiência pessoal e social da festa”; o Prof. Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida escreve sobre o culto e a sacralização da água no entre Douro e Minho; o Doutor Américo Rodrigues o artigo “Refugiados e Guerrilheiros Antifranquistas em Castro Laboreiro (1936-1943)”; e o Doutor José Rodrigues Lima e seus colaboradores um artigo dedicado à emigração no Alto Minho na década de 60.

O Boletim Cultural conta ainda com um espaço reservado às Vereações Municipais de Melgaço: neste número de 24 de setembro de 1825 a 21 de outubro de 1826, pelo cunho do Prof. Doutor José Marques.

EXECUTIVO TOMOU POSSE A 14 DE OUTUBRO DE 2017

Há dois anos, Manoel Batista assumiu, pelo segundo mandato consecutivo, a liderança da Câmara Municipal de Melgaço. Aquando da tomada de posse, o executivo prometeu trabalhar arduamente em prol da qualidade de vida do concelho e da sua população, mostrando a todos que Melgaço Tem! «O novo mandato prosseguirá o mesmo esforço e rigor nas contas, com uma gestão cuidadosa, para que a governação e as opções estruturantes possam ser concretizadas. E vamos ter um mandato de muitas concretizações.», executivo melgaço_2017-21garantiu na altura Manoel Batista, perante toda a comunidade melgacense, assegurando querer trabalhar para um município mais moderno, ecológico, tecnológico e sustentável.

«Tenho uma noção rigorosa e exigente sobre o que esperam de mim. Fazer de Melgaço um concelho onde é bom viver. Fazer de Melgaço um concelho com presente e futuro. Assim o farei. Garanto-vos! E assumo perante todos vocês este compromisso porque acredito em Melgaço. Porque gosto de Melgaço e é pelo amor e dedicação ao nosso território que aqui estou perante todos vós.», pronunciou o autarca durante a sua intervenção.

Hoje, é visível uma clara aposta em todas as áreas suscetíveis de garantirem o desenvolvimento e o crescimento do território, mas «continua a haver muito para fazer e nós vamos fazê-lo. Porque Melgaço Tem!», evidencia o autarca.

Recorde-se que o PS conquistou 59,9% dos votos, governando em maioria e mantendo os mesmos cinco lugares para o seu novo executivo municipal.