Prémio Jean Loup Passek com candidaturas abertas

O prémio Jean Loup Passek tem as inscrições a decorrer até ao dia 19 de abril. Podem concorrer documentários cinematográficos, produzidos em qualquer país e com qualquer duração, que abordam os temas do festival: identidade, memória e fronteira. O prémio Jean Loup Passek está integrado no MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que este ano decorrerá de 2 a 8 de agosto.

Os filmes submetidos serão analisados pelo júri do prémio Jean Loup Passek, nesta edição constituído pelas realizadoras Julia Kushnarenko e Susana de Sousa Dias, pelos realizadores Alessandro Negrini e Alfonso Palazón Meseguer e pela professora e programadora Jane Pinheiro.

Os documentários selecionados serão exibidos durante o festival MDOC, altura em que serão anunciados os vencedores. O vencedor na categoria de longa-metragem será premiado com um prémio no valor de 3.000 euros, a melhor curta-metragem receberá 1.500 euros e o melhor documentário português a concurso arrecadará o prémio nacional, no valor de 1.000 euros. Além do Prémio Jean Loup Passek, os filmes a concurso ficarão automaticamente candidatos ao Prémio D. Quixote, promovido pela Federação Internacional de Cineclubes e com júri próprio.

Nesta edição, pela primeira vez, o Prémio Jean Loup Passek abre também candidaturas para o melhor cartaz de cinema. A distinção será atribuída a um cartaz original criado para um filme documentário, de animação ou de ficção, de curta, média ou longa-metragem, com produção portuguesa ou galega. O concurso está aberto a designers e os cartazes devem promover filmes terminados depois de 1 de janeiro de 2018. A data limite para inscrição é dia 30 de abril de 2021.

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus COVID-19 a edição de 2020 foi cancelada. Todos os filmes que já tinham sido submetidos para a edição de 2020 estão, automaticamente, inscritos e serão considerados no processo de seleção da edição de 2021.

MDoc – Festival Internacional de Documentário de Melgaço (antes designado por Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço) é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual desde 2014, e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre o território. O nome do galardão, prémio Jean Loup Passek, homenageia o crítico francês Jean Loup Passek (1936-2016), responsável pela instalação no município do Museu de Cinema de Melgaço.

Todas as informações sobre o prémio e processo de candidatura podem ser encontradas na página do festival, em www.mdocfestival.pt.