Festa do Alvarinho e do Fumeiro
Este ano, e uma vez mais, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus COVID-19, voltamos a reinventar a Festa do Alvarinho e do Fumeiro: renovamos o conceito do certame e vamos CELEBRAR O TERRITÓRIO em segurança, de 7 a 9 de maio e de 14 a 16 de maio. Serão dois fins de semana dedicados ao alvarinho e fumeiro de Melgaço, mas também à excelente gastronomia e às diferentes experiências que o nosso território oferece. Sempre em segurança.
Do programa desta edição, a 27ª, constam propostas como visitas às adegas dos produtores de vinho e aos espaços dos produtores de fumeiro e dos produtos regionais, provas temáticas de alvarinhos com press tour à região, experiências gastronómicas nos restaurantes do concelho e ainda um mercado com venda de vinhos e produtos regionais, a decorrer no Largo Hermenegildo Solheiro. Para completar a visita a Melgaço, o turista terá ainda uma panóplia de atividades que proporcionarão uma visita completa ao território.
E quem não conseguir visitar Melgaço poderá celebrar em casa: será possível adquirir diversos produtos da região através da plataforma online www.onwine.pt ou então através do contacto direto ao produtor.
PROGRAMA
– Mercado Central com venda de vinhos e produtos regionais, no Largo Hermenegildo Solheiro
Sexta-feira: 14h-22h | – Sábado: 10h-22h | – Domingo: 10h-20h
– Restauração local – harmonização com vinhos de alvarinho
– Visitas às adegas dos produtores de vinho e aos espaços dos produtores de fumeiro e dos produtos regionais
– Prova temática de alvarinhos, com press tour à região
– Venda online dos vinhos (em www.onwine.pt) e de produtos regionais
Conheça aqui o programa detalhado (produtores e restaurantes aderentes e programa de animação, bem como os respetivos contactos).
A CELEBRAR DESDE 1995
«Este grande evento de referência começou em 1995, como um pequeno acontecimento junto à câmara municipal. Com o passar dos anos, edição após edição, foi-se fortalecendo e afirmou-se como um grande evento de referência, como um exemplo e um modelo de boa prática a implementar noutras regiões. Crescemos em profissionalismo, imagem e qualidade, acompanhando naturalmente o processo de afirmação da região. Não deixámos de o continuar a celebrar apesar da pandemia. No ano passado, assinalámos os 25 anos com eventos digitais e este ano encontrámos uma forma de o voltarmos a celebrar respeitando as regras de segurança. A Festa do Alvarinho e o seu espírito continuam vivos.», atenta Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal.
Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.
Não podemos descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há mais de 25 anos, é impulsionada também através deste evento, sejam os produtores de vinho Alvarinho, sejam os do Fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), juntando-se assim ao salpicão e à chouriça de sangue. Estes produtos são o resultado do saber-fazer das populações de Melgaço, que conhecem as técnicas de fabrico tradicionalmente utilizadas e que foram transmitidas de geração em geração.
Explore o nosso portal (www.cm-melgaco.pt) e veja o que Melgaço tem.