Novo serviço: recolha e encaminhamento de RCD´S

A autarquia tem, desde o dia 3 de janeiro de 2022, ao dispor dos munícipes um espaço de deposição de pequenas quantidades de RCD’s (resíduos de construção e demolição) com origem em obras isentas de controlo prévio, como por exemplo a remodelação de uma casa de banho. Localiza-se na Zona Industrial de Penso, no lote 17, e aqui é ainda possível depositar outro tipo de resíduos, como derivados de madeira, materiais ferrosos, betuminosos, madeiras, inertes limpos, devendo estes ser devidamente separados.

ENTREGA NO LOCAL OU SOLICITAÇÃO DE TRANSPORTE À AUTARQUIA

O munícipe pode optar por efetuar ele mesmo a entrega dos resíduos ou solicitar à autarquia o transporte para o serviço.

Materiais como fibrocimentos, alcatrão ou outras substâncias passíveis de os catalogar como resíduos perigosos, e que só empresas especializadas na área os poderão manusear dado as suas especificidades, não poderão ser aceites, sendo da total responsabilidade do munícipe.

A deposição é gratuita para os seguintes materiais: madeiras maciças e materiais ferrosos. Os preços para os restantes materiais estão disponíveis no tarifário e são subsidiados em 50% pela autarquia, de forma a incentivar a sua utilização e reduzir assim as descargas ilegais, uma vez que o seu transporte e encaminhamento para valorização/tratamento para empresas especializadas têm custos elevados devido, desde logo, à distância a que se encontram os operadores mais próximos.

 

AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO

A descarga destes resíduos deverá ser agendada previamente, através dos contactos de telefone 251 410 100 ou via email: secretaria.dosu@cm-melgaco.pt.

 

QUEM PODE FAZER DESCARGAS?

Os vários serviços do Município de Melgaço, as Juntas de Freguesia, Instituições/Associações, empresas locais e os munícipes.