Extreme Peneda Xurés (EPX) arranca e termina em Castro Laboreiro

Castro Laboreiro será palco do arranque e término da segunda edição do Extreme Peneda Xurés (EPX), no próximo dia 18 de junho. O evento de BTT decorre, praticamente, dentro da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés, cruzando uma vasta região (180 kms) dos concelhos de Melgaço, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, e dos concelhos espanhóis Lobeira, Entrimo e Lobios. A prova arranca pelas 06h00, no largo do pelourinho (em frente à igreja) da vila castreja.

O evento tem como objetivo a divulgação e dinamização da região nas vertentes desportiva, ambiental e turística. Com uma dificuldade física elevada, e com um número de participantes limitado por razões legais, por decorrer dentro da Reserva da Biosfera, o EPX apresenta-se como um evento de qualidade, exclusivo e diferenciado, promovendo valores como a tenacidade, resiliência, espírito de sacrifício e superação.

Paralelamente, e em parceira com a empresa melgacense Montes de Laboreiro, vai decorrer um evento destinado ao público em geral, com o objetivo de proporcionar aos visitantes um conhecimento mais profundo e alargado de Castro Laboreiro, incluindo uma visita guiada ao Castelo, ao Museu de Castro Laboreiro, ao Canil, bem como a uma Branda e a uma Inverneira.

O EPX é organizado pela NormadBike associação e Limite Norte e conta com apoio da Adere Peneda-Gerês e das câmaras municipais de Melgaço, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, e ainda dos concelhos espanhóis de Lobeira, Entrimo e Lobios.

PROGRAMA:

6H00: partida, junto ao largo do pelourinho, em frente à igreja
14H30: chegada dos primeiros participantes
19H00 – 20H00: cerimónia de entrega dos prémios
20H00 – jantar convívio entre os representantes das entidades
24H00: hora limite de chegada do último participante. Encerramento.

PROGRAMA – ATIVIDADE PARALELA

Manhã:

10H20: concentração junto ao Posto de Turismo de Castro Laboreiro
10H40 – 13H00: visita a pé. Locais: canil de Castro Laboreiro; Castelo e museu DE Castro Laboreiro.
Almoço livre

Tarde:

15H00: concentração junto ao Miradouro do Castelo
15H20 – 17H30: Visita, de carro (carro próprio dos participantes), a uma branda e / ou inverneira (explicação do modo de vida, transumância, vestígios e monumentos pré-históricos).
Incluído guia e seguro de acidentes pessoais. Apólice n.º 1000169760.

Preço:

• Até aos 17 anos (inclusive): grátis;
  • A partir dos 65: grátis;
  • Restantes participantes: € 5.

Inscrição:

• Data limite: 16 de junho de 2022
  • Como: os interessados devem enviar um email para extremepenedaxures@gmail.com, com os seguintes dados: nome (completo), data de nascimento, morada, NIF.

Organização: Montes de Laboreiro – Animação Turística Lda.