Escola Básica de Pomares está a ser requalificada
A Escola Básica de Pomares (JI+EB1 de Pomares) está a ser alvo de requalificação. A empreitada, que se prevê terminar no final de 2022, visa dotar o espaço de melhores condições, no sentido de promover a coesão territorial dentro do concelho e a igualdade de oportunidades no acesso a um ensino de qualidade para todos os alunos. A intervenção tem um investimento total de 392.297,94 €, tendo uma taxa de comparticipação do FEDER (Norte2020) sobre as despesas elegíveis de 85% (324.156,50 €).
«O Centro Escolar de Pomares é um edifício com quase 20 anos, pioneiro na função que desempenha e, desde então, não foi objeto de qualquer intervenção de fundo. Era, assim, urgente uma intervenção com alguma dimensão e, aproveitando a oportunidade criada pela reprogramação do NORTE2020, solicitámos a respetiva inscrição no quadro de compromissos com vista à sua concretização.», refere o autarca, Manoel Batista, realçando que «com a reabilitação deste equipamento, todas as escolas do concelho estarão em pé de igualdade no que respeita a condições infraestruturais de base.»
A intervenção constará, essencialmente, do seguinte:
- COBERTURAS: revisão geral da cobertura, com limpeza geral a jato de água e pequenas reparações que sejam necessárias.
- PAVIMENTOS: reparação pontual do pavimento vinílico.
- PAREDE EXTERIORES – ETICs – “CAPOTO”: limpeza das fachadas, com tratamento das fissuras existentes e aplicação de ETICS (External Thermal Insulation Composite System), vulgo “capoto”, no sentido de aumentar o desempenho energético do edifício, bem como procurar eliminar focos de humidade existentes.
- PINTURAS: pintura das paredes e tetos interiores, bem como das paredes exteriores, muros de vedação e ainda nova pintura das linhas do polidesportivo.
- CAIXILHARIAS: substituição das caixilharias do gimnodesportivo, balneário, alçado posterior, porta principal, hall e corredor.
- CARPINTARIAS: substituição do rodapé, bem como das portas interiores e bancadas das salas e WC.
- REQUALIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: substituição de torneiras, ladrilhos, louça sanitária, etc.
- AVAC: instalação de bomba de calor de alta temperatura, bem como UTA (Unidade de Tratamento do Ar), no sentido de garantir uma melhor qualidade do ar, ao mesmo tempo que se melhora o desempenho energético do edifício.
De recordar que Melgaço dispõe de um Agrupamento de Escolas (oferta pública) assim constituído:
– um “centro” na zona norte (Vila), composto pela EBS de Melgaço – objeto de reabilitação concluída em 2018, igualmente objeto de apoio pelo NORTE 2020;
– o Centro Escolar da Vila (JI+EB1), construído no final da primeira década deste século, igualmente apoiado pelo Programa Operacional Regional do Norte então vigente; e
– outro mais a sul, a meia encosta (Pomares), que agrega uma oferta de maior proximidade, sobretudo (mas não só) para as freguesias de montanha, com oferta de JI+EB1.
O investimento preconizado enquadra-se na «PI10.a – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino», do EP8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.