“Fins de Semana Gastronómicos”

De 17 a 19 de fevereiro, Melgaço promete aguçar o paladar dos apreciadores da boa gastronomia. O Município junta-se, uma vez mais, à iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno, bucho doce e alvarinho são as sugestões do município mais a norte de Portugal. E os turistas que escolherem pernoitar por estas noites em Melgaço terão ainda a oportunidade de usufruir de 10% de desconto no alojamento.

O evento conta nesta edição com a adesão de 11 restaurantes do concelho: a Adega do Sossego, a Adega Regional do Sabino, o Mini-Zip, o Miradouro do Castelo, O Brandeiro, O Cinema, O Laboreiro, o Restaurante o Adérito, a Tasquinha Castreja, a Tasquinha da Portela e o Verde Minho. Nestes espaços, os visitantes vão poder desfrutar de excelentes refeições, e serão ainda brindados com um copo de vinho da Região Norte de Portugal, como forma de agradecimento pela visita.

A par das sugestões gastronómicas, o destino de natureza mais radical de Portugal alia a esta iniciativa uma série de atividades, promovidas por diversas entidades da região, como o workshop “Plantas Aromáticas e Medicinais” do PNPG – Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma experiência com os Pescadores – “A Lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, uma experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas” e a experiência “Cabrinhas Felizes”. E sendo este um fim de semana dedicado à gastronomia, juntaram-se também nesta edição a Quinta de Folga – fumeiro tradicional de Melgaço, a loja Melgaço em Sabores – doçaria tradicional, e as Roscas de Melgaço – doçaria tradicional, que estarão de portas abertas a todos os turistas que quiserem conhecer os seus produtos. Mas as sugestões não ficam por aqui, Melgaço convida ainda a uma visita ao centro de artesanato “Artes”, aos vários espaços museológicos do concelho, à porta Lamas de Mouro e ao Solar do Alvarinho.

Já os amantes de desportos radicais poderão experienciar atividades como rafting, passeio guiado de buggy, escalada, slide, rapel, arvorismo, percursos pedestres e salto pendular.

10% DE DESCONTO NO ALOJAMENTO

Os turistas que nestes dias escolham Melgaço para pernoitar terão 10% de desconto no alojamento para as noites de sexta e sábado, nos espaços aderentes, nomeadamente: Bungalows Campismo de Lamas de Mouro, Casa da Alagoa, Casa da Bica, Casa da Cevidade, Casa da Costa, Casa da Fonte do Carvalhinho, Casa das Infusões, Casa das Pesqueiras, Casa de S. Marcos, Casa do Castanheiro, Casa do Piorno, Casa do Xisto, Casa Fonte do Laboreiro, Hotel Boavista, Hotel do Reguengo de Melgaço , Melgaço Alvarinho Houses, Miradouro do Castelo e Quinta de Remoães. Informações sobre estes locais em www.cm-melgaco.pt ou nas respetivas redes sociais e/ou sites. Aconselha-se a efetuar reserva com antecedência.

Programa de animação e informações relativas às várias entidades disponíveis aqui.