GEMINAÇÕES

As geminações são ferramentas importantes de cooperação e de intercâmbio sociocultural e económico, mas também vetores de solidariedade.

Assume-se como a união de duas comunidades que procuram, desta forma, atuar com uma perspetiva europeia e com o objetivo de desenvolver entre si laços de amizade, bem como trocar opiniões e compreender diferentes pontos de vistas sobre qualquer questão que exista em interesse ou preocupação comum.

Esta prática entre vilas nasceu no final da década de 1950. Primeiro na Europa Ocidental, depois na Europa Oriental e entre cidades de blocos rivais da Guerra Fria. Após a 2ª Guerra Mundial, as geminações tornaram-se, em grande parte, lugares e símbolos de processos de reaproximação e de desenvolvimento do espírito de pertença europeia e da identidade europeia. As populações das vilas geminadas, tornam-se, assim, cidadãos da Europa e traduzem os valores primários que a geminação representa: amizade, cooperação e consciência mútua entre os povos da Europa.

As boas práticas a aplicar passam por vários domínios: arte, cultura, juventude, cidadania, desenvolvimento sustentável, serviços públicos locais e seu funcionamento, desenvolvimento económico local, inclusão, solidariedade, entre outros.

A participação das populações é essencial para a durabilidade e o compromisso a longo prazo da geminação.

Melgaço tem geminação com duas cidades:

• Melgaço é geminado com o Município francês de Lavelanet (Pirenéus – Ariège) desde Setembro 2011) www.mairie-lavelanet.fr

Revalidação Acordo Geminação com Lavelanet

• Melgaço é geminado com o Município francês de Villeparisis (arredores de Paris ) desde Outubro 2022 www.villeparisis.fr

Carta de Amizade com Villeparisis

COOPERAÇÃO EXTERNA

O Município pertence à Rede de Vilas Cidadãs da Europa, uma coletividade que tem por objetivo pôr em contacto os atores do sector que, no seu país e nas respetivas áreas, procuram as melhores soluções para responder aos diferentes desafios que a construção europeia oferece.

Organiza também conferências e outros eventos em resposta às ofertas da Comissão Europeia com o intuito de informar os cidadãos e dar-lhes meios para debater, construir uma opinião informada  e apropriar-se cada vez mais do projeto e identidade europeia.

RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO

Assinatura da declaração de interesse com vista à constituição da Eurocidade Arbo, Crecente, Melgaço, A Cañiza e As Neves, abril 2022.

Declaração de Interesse para a criação da Eurocidade