Melgaço volta a reunir espumantes da sub-região de Monção e Melgaço

A Festa do Espumante de Melgaço regressa nos dias 24, 25 e 26 de novembro. A IX edição do certame volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes. Espumantes, boa gastronomia, showcookings e harmonizações, provas comentadas e animação musical, preencherão estes três dias no município mais a norte de Portugal.

 

A programação do certame promete fazer jus à qualidade e grandiosidade a que já habituou o público: 17 produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes marcam presença no evento que presenteará os visitantes também com sessões de showcooking, durante as quais serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes, protagonizadas pelos chefs Óscar Geadas (*Michelin), Renato Cunha e Marco Gomes. O público poderá, também, nestes três dias, assistir a provas comentadas, guiadas, individualmente, pelos especialistas em vinho e enogastronomia Luís Gradíssimo, David Teixeira e André Figuinha.

As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: no dia 24 com Paulo Baixinho e com o DJ Paulo Barrocas; no dia 25 com Bianca Barros, seguindo-se a DJ Rita Mendes; e, na tarde de domingo, dia 26, o momento musical estará a cargo de Paulo Pires e Patrícia Teixeira (piano e voz.

«Um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço» – Manoel Batista

«A nossa Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos nossos produtores de vinho. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço», considera o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

A Festa do Espumante de Melgaço, tal como foi idealizada, tem como propósito não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares,  bem como valorizar o território através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores. «Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios», refere Manoel Batista.

17 PRODUTORES DE ESPUMANTE, OITO PRODUTORES DE PRODUTOS LOCAIS E DOIS RESTAURANTES MARCAM PRESENÇA NA FESTA DO ESPUMANTE

Estarão em prova espumantes produzidos por 17 produtores de Monção e Melgaço: Valados de Melgaço, Quinta do Regueiro, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Alvaianas, Dona Paterna, Terras de Real, Quintas de Melgaço, Encostas do Mouro, Casa de Canhotos, Encostas da Capela, Cortinha Velha, Reguengo de Melgaço, Dom Ponciano, Adega do Sossego, Soalheiro, Anselmo Mendes e Provam Alvarinho Com Alma.

À Festa junta-se um vasto conjunto de produtores regionais, que apresentarão iguarias de elevada qualidade, tais como fumeiro, enchidos, queijos e doçaria, através dos produtores Delícias de Alvaredo, Hidromel de Alvarinho, Artesanali’s, Mel do Zé, O Casal, Prados de Melgaço – Queijaria, Prendokas, Roscas de Melgaço, Melgaço em Sabores e Sabor do Céu.

O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Para além do espaço dedicado aos stands dos produtores, os visitantes terão à sua disponibilização uma área de restauração, que conta com 108 lugares sentados, onde será possível usufruir de experiências gastronómicas únicas, conhecendo e saboreando os paladares da gastronomia regional, através dos restaurantes Tasquinha Castreja e O Brandeiro.

 Os visitantes poderão adquirir o copo no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5€.

 

PROGRAMA

24 DE NOVEMBRO

11H00 | ABERTURA AO PÚBLICO
15H30 | PROVAS COMENTADAS DE ESPUMANTES COM LUIS GRADÍSSIMO
Alvarinho, uma casta (também) para espumante!
18H00 | ABERTURA OFICIAL
19H30 | SHOWCOOKING & HARMONIZAÇÃO COM CHEFE ÓSCAR GEADAS (Estrela Michelin)
Tributo às Pesqueiras do Rio Minho
22h00 | MÚSICA AO VIVO COM PAULO BAIXINHO
00H00 | DJ PAULO BARROCAS

 

25 DE NOVEMBRO

11H00 | ABERTURA AO PÚBLICO
15H30 | SHOWCOOKING & HARMONIZAÇÃO COM CHEFE RENATO CUNHA
A sofisticação das coisas simples e o tributo à emigração do povo raiano
18H30 | PROVAS COMENTADAS DE ESPUMANTES COM DAVID TEIXEIRA
A elegância de Melgaço no copo
22H00 | MÚSICA AO VIVO COM BIANCA BARROS
00H00 | DJ RITA MENDES

 

26 DE NOVEMBRO

11H00 | ABERTURA AO PÚBLICO
15H30 | MÚSICA AO VIVO COM PAULO PIRES E PATRÍCIA TEIXEIRA (PIANO E VOZ)
16H30 | PROVAS COMENTADAS DE ESPUMANTES COM ANDRÉ FIGUINHA
Perlage: da uva ao copo com o Alvarinho
18H30 | SHOWCOOKING & HARMONIZAÇÃO COM CHEFE MARCO GOMES
Sabores autênticos da alta montanha
20H00 | ENCERRAMENTO

 

HORÁRIOS:
Sexta-feira, 24 de novembro: das 11h às 03h
Sábado, 25 de novembro: das 11h às 03h
Domingo, 26 de novembro: das 11h às 20h

 

O evento é uma organização do município de Melgaço, tem como mecenas o Crédito Agrícola, produção da OPAL, patrocínio do Intermarché de Melgaço e Delta Cafés e apoio da RIEDEL e da DSTelecom. Esta edição conta ainda com o apoio da Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER.