Passeio sénior convida à descoberta da região do Douro

A autarquia de Melgaço volta a convidar a comunidade sénior do concelho para o habitual passeio anual, a decorrer nos dias 9 e 10 de outubro. A visita de 2024 tem como destino a região do Douro. O período de pré-inscrições já está a decorrer e até 30 de agosto, no Balcão Único da Câmara Municipal de Melgaço.

A iniciativa pretende proporcionar dois dias diferentes à população sénior, onde se esperam momentos de grande confraternização, convívio e festa.  Os participantes terão a oportunidade de conhecer Amarante, realizar um passeio de barco pelo Rio Douro (Pinhão), visitar padarias tradicionais de Favaios, a Adega Cooperativa de Favaios e a Enoteca da Quinta da Avessada.

A ação assume-se como uma iniciativa solidária e altruísta, com o objetivo de estimular a vida ativa e fortalecer a autoestima desta camada populacional, combatendo ao mesmo tempo o isolamento e dando a oportunidade a todos os seniores de Melgaço de conhecerem novos lugares e novas culturas.

Podem participar todos os munícipes com idade igual ou superior a 60 anos ou os que completem esta idade até ao final do ano em curso, sendo que em caso de casal terá que um dos cônjuges cumprir os requisitos. O valor por participante é de 78.28€, sendo que 39.11€ deve ser previamente liquidado no ato da pré-inscrição – a decorrer até 30 de agosto, no Balcão Único da Câmara Municipal de Melgaço (segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, Largo Hermenegildo Solheiro, 4960-551 Melgaço, Tel: 251 410 100), onde será possível obter todas as informações sobre o passeio.

PROGRAMA

O primeiro dia, 9 de outubro, tem como destino Amarante, uma vila encantadora e pitoresca, conhecida pelas suas casas antigas, adornadas com varandas de madeira e parapeitos de ferro forjado. Durante a visita, os seniores melgacenses terão a possibilidade de apreciar locais emblemáticos como a Ponte de São Gonçalo, a Igreja do Convento São Gonçalo, a Câmara Municipal, a Igreja de São Pedro e o Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso.

O almoço será servido na Quinta das Susandas. À tarde, os participantes poderão desfrutar de um passeio de barco pelo Rio Douro, no trajeto Pinhão – Pinhão, onde serão envolvidos pela beleza natural da região, com as suas encostas vinícolas e vinhedos bem cuidados que se estendem até às margens do rio. Ao final da tarde, o grupo fará check-in no hotel em Tabuaço, seguido de jantar buffet com animação.

No segundo dia, 10 de outubro, após o pequeno-almoço no hotel, o grupo visitará padarias tradicionais na vila de Favaios. O pão de Favaios é reconhecido pela sua qualidade e pelo seu desenho invulgar, sendo um produto local extremamente apreciado. A sua confeção incorpora ensinamentos ancestrais, que continuam a ser integrados através das diferentes padarias existentes na aldeia, perpetuando um dos principais valores da freguesia. De seguida, seguir-se-á uma visita à Adega Cooperativa de Favaios, uma das mais prestigiadas de Portugal. O almoço regional será servido na Quinta da Avessada, onde a tarde será dedicada ao convívio e à animação. Antes do regresso, os participantes terão a oportunidade de visitar a Enoteca desta quinta.