Concurso dos Medos: inscrições abertas até 25 de outubro

Melgaço volta a ser palco da “Noite dos Medos” e o emblemático “Concurso dos Medos” voltará a fazer parte do evento, que terá lugar no dia 31 de outubro, prometendo, uma vez mais, encher as ruas de criatividade, sustos e muita animação. As inscrições para o concurso já estão a decorrer e até 25 de outubro.

Promovido pela autarquia melgacense, o Concurso dos “Medos”, visa premiar os melhores trabalhos de criatividade desenvolvidos para a “Noite dos Medos”. Estimular a curiosidade para a produção de trabalhos, apelando ao espírito crítico e imaginativo da comunidade, envolver a população local nas ações de promoção e animação do concelho e promover as relações das entidades públicas e privadas, estimulando o desenvolvimento integrado, são os principais objetivos.

Nesta edição, a organização desafia a caracterização subordinada a dois temas: “Bruxas & Feiticeiros”, para a categoria Escola, e “Acompanhamento”, para a categoria Grupo.

O concurso é aberto a toda a comunidade do concelho de Melgaço, em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia). Perante alguma participação que não seja do concelho de Melgaço, caso a organização considere que se enquadre no âmbito deste concurso e que represente um valor acrescentado para o evento será considerada válida.

• I – Categoria Escola: exclusivamente para a comunidade escolar;
  • II – Categoria Grupo: apresentação de candidaturas para a restante comunidade em formato de Grupo (com um mínimo de quatro elementos).

Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por três representantes nomeados pela Câmara Municipal de Melgaço, que terá em consideração os seguintes critérios: adaptação/adequação ao tema proposto; qualidade da sessão de apresentação pública (apresentação em grupo ou individual adequada ao tema); criatividade/originalidade; e cumprimentos de tempo de duração da apresentação.

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição disponível aqui, até ao dia 25 de outubro, na Casa da Cultura ou via e-mail – pmeleiro@cm-melgaco.pt.

A apresentação dos trabalhos acontecerá no Largo Hermenegildo Solheiro, no espaço delimitado para o efeito, no dia 31 de outubro, pelas 21h30. Os participantes irão ainda acompanhar o Cortejo dos Medos.

PRÉMIOS PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS

I – Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu de 1º classificado

2º Prémio: Troféu de 2º classificado

3º Prémio: Troféu de 3º classificado

II – Categoria Grupo:

1º Prémio: Cabaz de Produtos Locais

2º Prémio: pack de 6 garrafas de Espumante Alvarinho

3º Prémio: pack de 3 garrafas de Espumante Alvarinho

Serão atribuídas menções honrosas aos trabalhos que o júri considere merecedores desta distinção.

As normas de participação podem ser consultadas aqui.

A “NOITE DOS MEDOS” TEVE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2017

Desde então tem despertado o interesse junto da população, que participa com entusiasmo no Cortejo dos Medos e no concurso, mas também atraído cada vez mais visitantes e que se vestem a preceito para a Noite. O Cortejo dos Medos, um desfile da Casa da Cultura até ao Castelo, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega, são os grandes momentos do evento.

O evento surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Programa do evento disponível em breve.