Ensino Superior

Escola Superior de Desporto e Lazer

O ensino superior público é preconizado, no concelho, através da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), criada pelo Conselho Geral do IPVC a 3 de maio de 2011, e autorizada a entrar em funcionamento a 11 de maio do mesmo ano, por Despacho do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A nova escola, que veio dar continuidade ao Curso de Licenciatura de Desporto e Lazer, ministrado no concelho desde 2005/2006, dispõe de instalações próprias, edificadas em Monte de Prado, nas imediações do Centro de Estágios de Melgaço.

A Escola Superior de Desporto e Lazer dispõe, desde maio de 2013, de instalações próprias, edificadas na área de Monte de Prado, junto ao Centro de Estágios de Melgaço.

Valências

8 salas de ensino teórico
3 salas de ensino prático
3 salas de atividades gimnodesportivas
Biblioteca, com 70 lugares
Gabinetes para professores, 15 duplos e 4 individuais

Espaços polivalentes
Espaço de receção
Refeitório/bar, com 180 lugares
Auditório, com 147 lugares

A Escola Superior de Desporto e Lazer, enquanto unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, abrange ciclos de estudos diferenciados, visando a atribuição de graus académicos.

Licenciaturas

Desporto e lazer (desde 2005/2006)

Mestrados

Atividades de fitness (2013/2014)