Abastecimento de água

A Câmara Municipal de Melgaço atua como entidade gestora nos Serviços Públicos de Abastecimento de Água, Águas Residuais e Resíduos Urbanos, sendo responsável pela gestão destes serviços no Município. Atualmente a cobertura de rede pública de abastecimento de água abrange todo território, com exceção das brandas de Covelo, Mourim, Travassos e Fitoiro.
A infraestrutura é composta por vinte e seis subsistemas, totalizando trinta e dois reservatórios de água, cinquenta e uma captações de água, quatrocentos e um quilómetros de conduta de distribuição e adução. A origem de água é proveniente de captações subterrâneas localizadas na área do concelho, sendo que os sistemas de abastecimento de Paderne e da Vila são abastecidos pela Águas do Norte, S.A.

Qualidade da água

O controlo da qualidade da água é efetuado de acordo com legislação em vigor, nomeadamente através do Decreto-Lei n.º 152/2017 de 7 de dezembro que procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de agosto. Nos termos do regulamento é elaborado anualmente um Plano de Controlo de Qualidade da Água o qual é aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e onde constam os parâmetros a analisar, os locais onde são recolhidas as análises, o número de análises a efetuar bem como a sua distribuição ao longo do ano, para cada sistema de abastecimento de água.
Os resultados das análises são monitorizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela Delegação de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e são divulgados através de edital aos consumidores com uma periodicidade trimestral.
Anualmente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulga os indicadores da qualidade da água para consumo humano. No gráfico seguinte pode ser visualizada a evolução deste indicador desde 2015.

DADOS DO CONTROLO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO CONCELHO DE MELGAÇO

Dados do controlo da qualidade da água para consumo humano no concelho de Melgaço

Apoio a projetos de especialidades

No âmbito das competências dos serviços e nos termos do Regulamento de Serviço de Abastecimento Público de Água é da responsabilidade dos projetistas a elaboração dos projetos de abastecimento de água, para o efeito deverá ser consultada a especificação técnica de execução de nicho para colocação de contador de água.