Atividades

hidroginastica-01

É um projeto de atividade física dirigido à população sénior (maiores de 65 anos) do Concelho de Melgaço. Funciona em parceria com várias entidades locais: Autarquia de Melgaço, Centro de Saúde, Escola Superior de Desporto e Lazer, Juntas de Freguesia, IPSS e Lares do Concelho.

Envolve, neste momento aproximadamente 200 pessoas, de ambos os sexos, e funciona durante todo o ano nas salas do centro de estágios e nas instalações das juntas de freguesia envolvidas. As sessões de atividade física são semanais, adaptadas e personalizadas, orientadas por técnicos de desporto e profissionais de saúde.

Este grupo realiza esta aula uma vez por semana, no centro de estágios, com atividades de fitness variadas. O que diferencia estas aulas, das restantes oferecidas pelo Centro de Estágios, é o facto de haver acompanhamento da equipa de enfermagem durante toda a sessão. Para integrarem este grupo, é realizada uma consulta prévia (check-up) com os médicos de família, a fim de obterem autorização para a prática desportiva.

O pilates tem como objetivo estabilizar os músculos, com ênfase na respiração e alinhamento da coluna vertebral. Estes exercícios são realizados de forma lenta e suave e muito controlada. É muitas vezes recomendado como terapia de reabilitação para evitar dores nas costas ou para pessoas com lesões pré existentes.

Pessoas de todas as idades podem praticar estes exercícios, pois permitem re-educar o corpo e eliminar maus hábitos posturais, tendo um impacto positivo na maioria das dores nas costas, ombros e da anca e melhoram a flexibilidade muscular, bem como a mobilidade das articulações.

Além disso, este método fornece uma melhor coordenação e equilíbrio, já que um dos seus principais objectivos é trabalhar e relaxar o corpo e a mente. Através do controlo da respiração e de exercícios de relaxamento que promovam a prática de Pilates mental, reduz a incidência de stress e das doenças relacionadas.

Os seus principais benefícios são: combater o stress; melhorar a respiração; corrigir a postura; melhorar o desempenho na corrida; trabalhar os músculos; melhorar a flexibilidade; estimular a coordenação motora; prevenir fracturas resultantes da osteoporose

O Treino Funcional é um conjunto de exercícios funcionais realizados em alta intensidade e constantemente variados, com estratégias de treino das capacidades físicas (resistência muscular, potencia, velocidade, flexibilidade, cardiorespiratório, core, equilíbrio, força, agilidade, coordenação …), que melhoram a tolerância e o rendimento no trabalho, nas acções quotidianas e no desporto.
Usa exercícios da ginástica olímpica e do levantamento olímpico, assim como corrida, bicicleta, remo … e realiza-se em vários contextos (interior, exterior, …) e com variadíssimo material (Kettlebells, Lebert Equalizer, Bosu, Lebert Buddy System, Accelerator, Cordas, Sandbell, Barras, Halteres, Bolas Medicinais, Pneus,…).

As séries não são pré-definidas e os elementos usados em cada treino quase nunca se repetem. Pode parecer estranho num primeiro momento, mas grande parte do sucesso da modalidade deve-se a essa falta de rotina, que é extremamente motivadora! Cada aluno é estimulado a dar o máximo de si em cada exercício. Isso, além de gerar excelentes resultados, é o que estimula o senso de cooperação e camaradagem que é visto em todos os treinos.

Desta maneira, é impossível não fazer muitas amizades!

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso. É recomendado para quem tem pouco tempo e quer emagrecer.

O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (45 segundos a 1 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa.

O HIIT exige um pouco mais de nosso corpo, por ser requisitado períodos de alta intensidade….

O Power Jump é um programa de ginástica aeróbica intensa, que proporciona alto gasto calórico e melhora a postura corporal do aluno. As aulas são realizadas com a utilização de um minitrampolim que absorve até 80% do impacto do exercício.

É caracterizado por movimentos de execução simples e motivadores.

É uma aula com exercícios realizados para manter, desenvolver e melhorar a força e a resistência de um músculo ou músculos determinados. Quando um movimento exigir, na sua execução, o envolvimento de 1/6 a 1/7 do total da musculatura esquelética, ele é localizado, dependendo, em primeiro lugar, do metabolismo local. Quando realizado várias vezes ou durante um período de tempo, necessita da capacidade motora denominada de resistência muscular localizada.

Contudo, não é sinónimo de musculação, pois na ginástica localizada só é possível a obtenção de um pequeno ganho de massa muscular.

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde para qualquer pessoa, pelo fato de ser uma atividade altamente versátil, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos, sejam eles emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, prevenir lesões e até tratá-las.

Está aberto todo o ano, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h com acompanhamento de monitor especializado.

É uma aula com exercícios aeróbicos contínuos e de baixo impacto, simulando o subir e descer de um degrau de escada, na plataforma individual de treino, trabalhando simultaneamente membros superiores e inferiores, melhorando a capacidade cardiovascular, auxiliando na queima de gordura corporal e tonificando todo o corpo de forma intensa e motivante.

A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças em baixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante.

A aeróbica é uma atividade física, praticada em grupo, ao som de uma música, podendo ser moderada ou de baixa intensidade. Os praticantes ficam com melhor coordenação, agilidade, postura corporal e domínio espacial.

É através de um ensino mais artístico e lúdico que possibilitamos o desenvolvimento pessoal, social, estético e físico da criança. Dentro das perspetivas de uma pedagogia psicomotora – expressiva – criativa, pretendemos que a criança satisfaça as suas necessidades educacionais.
Esta aula, com métodos e técnicas de apoio pedagógico, tem como finalidade proporcionar uma comunicação artística através do uso do movimento, corpo e expressão!

Destina-se a jovens dos 2 aos 16 anos.