Iniciativas

Achegas para um novo Arquivo: Memória e Fronteira

642_001-01

O contrabando e a emigração são dois traços marcantes da identidade concelhia, que este Município quer preservar e dar a conhecer às gerações vindouras, como testemunho de uma época repleta de “heróis” desconhecidos.

Neste contexto, fruto de uma investigação efetuada em torno da documentação alusiva a esta temática o Arquivo Municipal criou uma exposição que integra dez painéis tamanho A0 disponível para empréstimo mediante solicitação e de acordo com as regras constantes no Regulamento do Arquivo Municipal.

Importa ressaltar do conteúdo desta exposição aspetos relacionados com a emigração e contrabando nomeadamente – os forais que regulamentavam o trânsito de bens e pessoas na fronteira, as barcas de passagem no Rio Minho, os salvo-condutos, os movimentos migratórios, bem como os processos de contrabando. Divulga ainda documentos da Secção da Guarda Fiscal de Melgaço, atualmente custodiados por esta Autarquia.

Recolha de fotografias antigas

MELGAÇO LARGO DA CALÇADA 1951-01

Esta iniciativa visa constituir um banco de imagens digitais que servirá de apoio à realização futura de investigações de carácter histórico, estudos académicos, exposições, monografias, cartazes de divulgação e outras publicações sobre Melgaço.

O empréstimo é temporário e será feito mediante acordo de entrega e responsabilização.

O Arquivo compromete-se a efetuar a digitalização das fotografias e oferece um CD-ROM das suas imagens digitalizadas.