A maior prova de ciclocrosse em Portugal acontece este fim de semana em Melgaço

No próximo domingo, 15 de outubro, Melgaço acolherá a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse – Credibom. A iniciativa assume-se como a maior prova da história nacional da modalidade, com 286 atletas, oriundos de oito países. Decorrerá na pista de ciclocrosse junto ao Centro de Estágios e tem início marcado para as 9 horas. É promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., pelo Município de Melgaço e pela União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters.

Este ano, a iniciativa é pontuável para o ranking UCI, categoria internacional C2. Em virtude da cooperação com a Federação Galega de Ciclismo, em termos de coordenação de calendário, decorrerão, entre os dias 8 e 15 de outubro, cinco corridas de categoria internacional, entre Melgaço e a Galiza, num raio de cerca de 250km. A prova será também pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclocrosse 2023/24.

Entre os 286 atletas inscritos no arranque da Taça de Portugal de CRO, encontram-se seis participantes do top 100 do ranking mundial masculino e sete inscritas do top 100 do ranking mundial feminino. Dos corredores que vão participar na prova, 40% são estrangeiros, com nacionalidades de Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América.

A prova, que será um espetáculo desportivo de alto nível, protagonizado por corredores oriundos de diferentes países, conta com atletas de renome onde se incluem ex-campeões do mundo, campeões nacionais e atletas com presenças habituais em taças do mundo. Entre eles Jens Dekker, ex-campeão do mundo júnior e sub-23, Felipe Orts, campeão nacional de Espanha, Roberto Ferreira e Ana Santos, campeões nacionais de Portugal e Thijs Aerts.

A Taça de Portugal de CRO é um troféu oficial da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e destina-se aos atletas com licença desportiva de competição, Ciclismo Para Todos e ainda atletas que subscrevam a filiação diária para a prova. Programa e mais informações em www.fpciclismo.pt.

 

CIRCUITO DE MELGAÇO CONSIDERADO COMO UM DOS MELHORES A NÍVEL NACIONAL

O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

O circuito do destino de natureza mais radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional. O Centro de Estágios de Melgaço, onde será disputada a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

Recorde-se que, com assinalável êxito organizativo, Melgaço já acolheu os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, de Ciclocrosse e de BTT Maratonas, assim como o Grande Prémio do Minho, bem como provas das Taças de Portugal e dos Campeonatos do Minho de diversas vertentes do ciclismo e, ainda, o Monção e Melgaço Granfondo.

De salientar que, as condições de excelência para a prática de ciclismo de estrada e de montanha que Melgaço dispõe permitirão a realização do Campeonato da Europa de XCO de 2025.