Abertas candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)
Estão abertas as candidaturas ao programa SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego. O programa destina-se a micro e pequenas empresas, incluindo entidades que exerçam uma atividade artesanal ou outras atividades a título individual ou familiar, sociedades de pessoas ou associações que exerçam regularmente uma atividade económica (necessário apresentar Certificado de PME emitido pelo IAPMEI). As candidaturas decorrem até 29 de dezembro de 2017.
Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, criadas há menos de cinco anos; e a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos. Viável para investimentos até 100 mil euros.
Apoios
FUNDO PERDIDO: os apoios podem ir dos 30% aos 60%
- A taxa base de apoio de 40% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade;
- A estas percentagens (30% e 40%) podem ser acrescentadas majorações de até mais 20% do investimento elegível;
- Para além do subsídio ao investimento existe também o apoio à criação de emprego por cada posto de trabalho;
- Limite de 60% do investimento para obras.
O período de investimento tem uma duração máxima de 18 meses (contado a partir da data da primeira despesa ou da criação do primeiro posto de trabalho, podendo ser prorrogado por mais 6 meses).
O SI2E foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o propósito de promover a inovação no tecido empresarial, serviços e processos que suportem a sua progressão na cadeia de valor; estimular a criação líquida de postos de trabalho; e de estimular o empreendedorismo qualificado e o investimento estruturante em novas áreas com potencial crescimento. Na Região do Norte, é implementado com verbas do NORTE 2020, através do FEDER e do FSE, e gerido pelos GAL (Grupos de Ação Local) e Comunidades Intermunicipais. Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, são os municípios abrangidos pelo GAL Adriminho.
Para mais informações é possível contactar o Gabinete de Apoio ao Investidor de Melgaço, através do e-mail investir@cm-melgaco.pt ou do telefone 251 410 100.