Apoio do Fundo Recomeçar para aquisição de reboques cisternas

As candidaturas ao Fundo Recomeçar – Ambiente, submetidas pelas freguesias de Fiães, S. Paio e pela União de Freguesias de Vila e Roussas, do Município de Melgaço, foram aprovadas. Tratam-se de apoios para aquisição de reboques cisternas, equipamentos que auxiliarão no combate aos incêndios, num apoio de 30.960 mil euros. 

A assinatura do documento de aceitação decorreu na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra, na semana passada (dia 22 de março).

O Fundo Recomeçar é um programa gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), destinado a apoiar iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio.

O Fundo Recomeçar é constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado, atribuídos à SCML, vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro de 2017, representando um valor de 4.464.812 euros. Atua através da reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos de atividades, em benefício da respetiva economia e da população, nas zonas afetadas pelos incêndios ocorridos entre 15 e 16 de outubro de 2017. São destinatários deste Fundo todas as entidades públicas ou privadas, nomeadamente as autarquias locais, associações públicas e privadas e empresas.