Arranque da vacinação contra a COVID-19

Arranca amanhã, dia 25 de fevereiro, a vacinação contra a COVID-19 no nosso concelho. No total, foram identificadas 1603 pessoas para esta fase de vacinação: 1280 com 80 anos ou mais e 323 portadoras de doenças relacionadas com insuficiência cardíaca e doença coronária, insuficiência renal crónica e doença pulmonar crónica. O processo decorrerá no Centro Municipal de Vacinação instalado no Centro de Estágios de Melgaço.

Amanhã, dia 25 de fevereiro, serão administradas 330 vacinas (às pessoas com 80 anos ou mais). Neste grupo, o critério de prioridade são as pessoas mais velha e, se por algum motivo, alguma pessoa com mais de 90 anos não ter sido notificada, deverá entrar em contacto com Centro de Saúde, através do telefone 251 400 330.

Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, serão administradas 80 vacinas (às pessoas entre os 50 e os 65 anos e com as doenças anteriormente referidas). Neste grupo, de acordo com a Autoridade de Saúde, foram já convocadas todas as pessoas referenciadas no concelho.

De referir que as pessoas que integram algum destes grupos e que tenham contraído o vírus, não serão vacinadas neste primeiro momento.

O processo de vacinação vai continuar de acordo com a disponibilidade de vacinas e, portanto, a Autoridade de Saúde vai continuar a contactar a população, sendo que a prioridade são, neste momento, as pessoas com idades entre os 80 e 89 anos. O processo de agendamento será totalmente conduzido pela ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE.

A autarquia, em articulação com as Juntas de Freguesia, disponibilizará transporte para quem necessite.