Atendimento via internet para os munícipes

O Município de Melgaço implementou o ‘Mynet’, uma plataforma de atendimento que permite o acesso rápido e direto do cidadão a variados serviços. À distância de um click, os cidadãos podem estabelecer ligação com a Câmara Municipal sem terem de se deslocar ao espaço físico.

A plataforma assume-se como uma solução de atendimento e relacionamento com o cidadão e combina, numa única plataforma, serviços e aplicações integradas com o sistema de informação da organização. Esta nova ferramenta está dividida em três espaços: o Balcão de Atendimento e os Serviços Online, destinados ao munícipe, e o Intranet, destinado aos membros da organização.

O ‘Mynet’ veio encurtar distâncias entre Município e o munícipe. O Balcão de atendimento centraliza em si todas as capacidades de prestação de serviços on-line desde as atividades mais básicas até à execução e acompanhamento de pedidos. O cidadão tem ainda ao seu serviço um conjunto de aplicações e funcionalidades no espaço Serviços Online, disponível a partir do dia 24 de julho.

Esta plataforma não foi elaborada apenas a pensar nos munícipes, mas também na organização, deixando ao seu dispor o Intranet, um espaço dentro da plataforma dedicado à difusão de informação e partilha de conhecimento entre a organização.

A Estratégia da Digitalização de Serviços, consagrada pelos Decretos-Lei n.º 73/2014 e 74/2014, de 13 de maio, vem reforçar junto dos cidadãos, empresas e Administração Pública, a relevância que os serviços online do Município de Melgaço têm no acesso à informação e à prestação de atendimento aos seus cidadãos. Assim, todos os tipos de atendimento seja ele presencial, via internet, telefónico, correio tradicional e eletrónico, poderão ser feitos eletronicamente.

A plataforma teve o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do NORTE 2020.