“Bibliotecas de verão” com leituras ao ar livre e na piscina

Já é possível desfrutar de leituras ao ar livre e junto da piscina, durante os meses de julho e agosto. A Biblioteca Municipal promove a iniciativa “Bibliotecas de Verão”, até 30 de agosto, com o objetivo de divulgar os seus serviços, atrair novos leitores e incentivar hábitos de leitura de lazer.

Esta iniciativa visa proporcionar aos munícipes e visitantes dois espaços diferenciados para contacto com os livros e a leitura: a Biblioteca de Jardim e a Bibliopiscina. Os dois locais funcionarão como pontos de acesso à Biblioteca Municipal, oferecendo aos utilizadores uma variedade de livros, jogos, revistas e jornais, disponíveis tanto para leitura no local como para empréstimo domiciliário. Adicionalmente, serão organizadas diversas atividades, nas quais a comunidade é convidada a participar.

As bibliotecas fora de portas são um serviço municipal aberto a todos, que tem como missão satisfazer as necessidades de informação, cultura, lazer e educação permanente de todos os cidadãos.

Situada no jardim de letras, na Alameda Inês Negra, junto à Praça da República, a Biblioteca de Jardim está aberta às quartas e sextas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30. Instalada numa casinha de madeira, com esplanada e vista para o jardim, este espaço oferece um ambiente acolhedor onde pais e filhos podem participar em diversas atividades como sessões de leitura, horas do conto e ateliers de artes plásticas. Para além disso, é possível requisitar livros e outros documentos para leitura domiciliária ou simplesmente passar uma tarde diferente. Inscrições são necessárias apenas para instituições que participem em grupo.

Num ambiente mais refrescante, a Bibliopiscina – Mergulhos na Leitura está disponível no Centro de Estágios de Melgaço, às terças e quintas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30. Este serviço permite à comunidade requisitar livros e outros documentos tanto para consulta no local, como para leitura domiciliária.

Os interessados nas Bibliotecas de verão poderão inscrever-se como leitores da Biblioteca Municipal, ler e requisitar livros, revistas e participar nas demais atividades de promoção da leitura, enquanto desfrutam da maravilhosa natureza em seu redor. Os serviços básicos da biblioteca são gratuitos.

A frequência na Biblioteca implica a observância das normas sociais de comportamento. As crianças não deverão ser deixadas sozinhas, sendo que os pais e/ou acompanhantes são os responsáveis pela segurança e comportamento das mesmas.