CÂMARA DE MELGAÇO EM DESTAQUE NO ÍNDICE DA PRESENÇA NA INTERNET

A Câmara Municipal de Melgaço conquistou o 2º lugar no ranking relativo a ‘Participação’, no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas. Estes dados são o resultado de um estudo elaborado pelo Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho e tem como objetivo avaliar a presença na Internet das câmaras municipais portuguesas e assim retratar o estado da modernização Web destes organismos e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes.

Para Manoel Batista, autarca melgacense, ‘Este é o resultado de uma aposta clara da autarquia na qualidade dos serviços. Queremos as pessoas informadas sobre tudo o que se passa em Melgaço e a internet é sem dúvida o modo mais procurado e o mais eficaz. Em breve teremos um novo site que albergará toda a informação sobre Melgaço. Será um site mais dinâmico, informativo e que incentivará os turistas a conhecerem Melgaço’.

Foram avaliadas, durante o ano de 2014, as páginas online de 308 municípios portugueses, segundo quatro grandes critérios, nomeadamente: Critério 1 Conteúdos: Tipo e Atualização; Critério 2: Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Critério 3: Serviços Online; e, por último, Critério 4: Participação.

O Critério 4 ‘Participação’ é o que se dedica aos mecanismos de participação que as câmaras municipais disponibilizam ao cidadão, tendo sido avaliados seis indicadores: Canais de contacto para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários e sugestões; Espaços Web1.0 criados para discussão e auscultação de opinião; Presença nas redes sociais; Participação ocorrências; Orçamento participativo e consulta do PDM (Plano Diretor Municipal). A Câmara Municipal de Fundão foi a primeira classificada neste critério e no mesmo patamar que Melgaço estão as Câmaras Municipais de Valença e de Vila do Bispo.

O evento da apresentação dos resultados e a entrega dos respetivos trofeus decorreu no dia 17 de outubro, no Auditório da Microsoft, em Lisboa.

O relatório final deste estudo está disponível em: http://gavea.dsi.uminho.pt.