Campeonato Nacional de Ciclocrosse 2018 acontece a 14 de janeiro
Melgaço entra em 2018 em ‘grande forma desportiva’: a 14 de janeiro acolhe o Campeonato Nacional de Ciclocrosse. A prova irá decorrer num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, numa distância total de 3,55 Km. As inscrições decorrem até 10 de janeiro, no site da UVP-FPC.
O evento, destinado exclusivamente aos atletas com licença desportiva de competição, promete divertimento, emoções fortes e respeito pela mãe natureza: à semelhança de outros, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades desportivas de natureza, visando igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.
O local para o evento deveu-se aos rasgados elogios na organização da última e decisiva etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que decorreu em janeiro deste ano, levando a que as entidades organizadoras escolhem-se Melgaço como sede para o Campeonato Nacional de 2018.
O ciclocrosse é uma vertente mista, entre o asfalto e o BTT, praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em pisos de terra e com pneus apropriados. É uma modalidade de inverno, onde a lama e a chuva são habituais nos percursos. O Campeonato é composto por categorias para todas as idades e ambos os sexos (Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters).
O evento é organizado pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do Município de Melgaço, entre outras entidades.
A organização do evento por parte de Melgaço enquadra-se no Plano Estratégico de Marketing para o Turismo de Melgaço desenvolvido pela autarquia. Melgaço é um destino de natureza por excelência, com caraterísticas que lhe concedem uma posição de destaque na região Norte de Portugal, atraindo pessoas pelas mais diversas razões: desde o desporto de natureza, passando pela nossa gastronomia, cultura e, claro, o nosso Alvarinho. «Melgaço centra-se numa imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais que permite aos visitantes a prática de desportos e a fruição de recantos ricos em paisagem, história, cultura e tradição.», considera o autarca melgacense, Manoel Batista, não duvidando de que este será mais um ‘evento de sucesso para a região’.