Centro de Estágios de Melgaço regista crescimento de 26% no primeiro semestre de 2022
O Centro de Estágios de Melgaço registou, neste primeiro semestre de 2022, um crescimento na ordem dos 26% face ao período homólogo no ano de 2019, antes da pandemia COVID-19. A aposta na qualidade da oferta e requalificação dos vários espaços justificam o crescimento.
O espaço está preparado para receber atletas de diversas modalidades e de todos os níveis de competição, constituindo uma das grandes apostas do município no chamado turismo desportivo. De realçar que, em 2004, foi oficializado pela UEFA e selecionado para centro de treinos para o Euro 2004.
Inaugurado em 2001, o Centro de Estágios de Melgaço é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível. O complexo constitui-se como um polo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos. «Em 2021 foi alvo de inúmeras e profundas intervenções com o intuito de dotar os vários espaços de condições de excelência, oferecendo assim uma experiência de qualidade a quem escolhe o nosso Complexo para treinar, quer para a realização de estágios profissionais, quer para a utilização do público em geral dos seus diversos equipamentos.», atenta o autarca melgacense, Manoel Batista, e também Presidente da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM.
INVESTIMENTO DE CERCA DE 427 MIL EUROS
Entre as demais intervenções de que o complexo desportivo foi alvo, num investimento de cerca de 427 mil euros, destaca-se a alteração de cor dos edifícios que o compõem e que apresentam agora um contraste entre o verde do Monte Prado e o cinza e o ocre do Centro de Estágios, abandonando o tom amarelo original.
O espaço foi ainda alvo de outras intervenções, nomeadamente:
- Intervenções no Estádio com vista à resolução das patologias existentes e criação de melhores condições para a prática desportiva, designadamente: ampliação e renovação do ginásio de musculação, assim como a deslocalização e beneficiação da lavandaria;
- Intervenção na receção, tornando a mesma um espaço mais atrativo, moderno e funcional, criando uma antecâmara de acesso às instalações desportivas;
- Obras de melhoramento e aquisição de novos equipamentos para a pista de atletismo;
- Pintura do edifício das piscinas descobertas;
- Empreitada geral do gimnodesportivo com vista à renovação integral do espaço desportivo;
- Aquisição de bicicletas de spinning;
- Construção da pista de XCO permanente, dotando o complexo de mais uma oferta desportiva exterior altamente diferenciada.
NUM ÚNICO ESPAÇO, MELGAÇO CONSEGUE RESPONDER A TODAS AS NECESSIDADES DOS DISTINTOS GRUPOS DE TRABALHO
O Complexo divide-se em duas grandes áreas: a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais; e a área destinada ao desporto de alta competição, servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino.
É nesta última área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. Com uma localização privilegiada e inserido num espaço natural de rara beleza, o Centro de Estágios de Melgaço oferece condições de excelência para acolher equipas e desportistas profissionais e amadores, das mais variadas modalidades, como futebol, futsal, andebol, basquetebol, trail running, atletismo, ciclismo, salto com vara, rugby, entre outras. É composto por estádio de futebol (com capacidade para 1700 espectadores), pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube de saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros. Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.
Até ao momento, o Centro de Estágios recebeu atletas de vários pontos do mundo: Espanha, França, Itália, Canadá, Austrália, China, Qatar, Marrocos, Guiné Equatorial, Roménia, Angola, Polónia, Portugal, Dinamarca, Rússia, Suíça e Nigéria (são alguns dos exemplos).
Atualmente está em estágio a equipa de futebol do Casa Pia AC e na próxima semana estará o FC Porto B, a seleção nacional de basquetebol sub 15 (masculina e feminina), bem como a sua congénere da Polónia. Recentemente esteve também o Vitória Sport Clube. «Uma zona tranquila, uma zona onde nos focamos praticamente só no grupo de trabalho. E pelas condições. São condições muito boas e fomos muito bem recebidos. E tudo aquilo que precisávamos para o trabalho, para o dia-a-dia…estamos muito agradecidos com as condições que nos proporcionaram.», considerou o treinador do clube naquela altura, Pepa Filipe.