Ciclo de workshops direcionado aos profissionais do turismo do concelho

O Município de Melgaço vai levar a cabo um ciclo de workshops temáticos, direcionado aos profissionais do turismo do concelho. As sessões, que decorrerão entre fevereiro e maio, acontecem no âmbito da implementação do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, e assumem-se como uma aposta da autarquia na capacitação dos agentes turísticos. O programa desta iniciativa será apresentado no dia 22 de fevereiro, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Os interessados deverão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Os workshops, de participação gratuita, visam abordar áreas estratégicas para o desenvolvimento do destino, como a estruturação de produto turístico, a comunicação digital, a sustentabilidade, entre outros temas que sejam de relevado interesse para o setor, para além de serem uma oportunidade para partilha de conhecimento e experiências entre os vários agentes turísticos.

De acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), até novembro de 2021, o Município de Melgaço registou cerca de 34 mil dormidas no agregado anual. «Embora ainda estejam em falta os dados de dezembro, ultrapassamos já, largamente, o total de dormidas de 2020, sendo expectável que a diminuição de dormidas, face a 2019 (nível pré-Covid-19), se situe abaixo dos 20%, uma queda inferior à média nacional.», refere o autarca, Manoel Batista, realçando que «O turismo é um setor estratégico para o nosso território. Sabemos que é uma alavanca da nossa economia e é por isso que fazemos dele uma das nossas maiores prioridades. Estamos certos de que este ciclo de workshops representa uma oportunidade para desenvolver, ainda mais, as competências de todos os profissionais do turismo de Melgaço.»

No total serão seis workshops (20h presenciais e 30h de acompanhamento online). A parte presencial dos workshops irá promover uma breve abordagem teórica aos temas em discussão, propondo atividades a desenvolver pelos participantes, procurando implementar esses conhecimentos, assim como a apresentação de boas práticas nacionais/internacionais que possam ser de elevada utilidade para os agentes económicos de Melgaço. Para os momentos de acompanhamento online prevê-se a realização de atividades e disponibilização de vídeos e documentos numa plataforma específica, onde cada participante terá um acesso personalizado à área de conteúdos dos seis workshops. Os participantes serão sempre acompanhados e apoiados pela equipa técnica, no esclarecimento de dúvidas sobre os temas abordados.

22 de fevereiro, 15h30
Retrospetiva sobre o desenvolvimento turístico de Melgaço
Manoel Batista, presidente da CM Melgaço

Desafios, tendências e prioridades para o turismo nacional em 2022
António Jorge Costa – IPDT

Apresentação da Dinâmica e Cronograma do Ciclo de Workshops
Daniel Costa – IPDT

CICLO DE WORKSHOPS
WORKSHOP 1 || DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO/EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
8 de março 2022 | 14h30 – 17h30
Recurso VS Produto: Como estruturar experiências turísticas e diferenciar a oferta de serviços

WORKSHOP 2 || DINAMIZAÇÃO DE PRODUTOS COMPLEMENTARES E SECUNDÁRIOS
22 de março 2022 | 14h30 – 17h30
Como trabalhar e potenciar produtos turísticos secundários junto de segmentos mais aptos ao seu consumo

WORKSHOP 3 || MERCADOS, SEGMENTOS DE MERCADO E SERVIÇO AO CLIENTE
5 de abril 2022 | 14h30 – 17h30
Como identificar segmentos de mercado estratégicos e incrementar a qualidade do serviço ao cliente

WORKSHOP 4 || MARKETING DIGITAL E PROMOÇÃO ONLINE
27 de abril 2022 | 14h30 – 17h30
Quando, como e onde comunicar digitalmente os serviços da empresa, para atrair turistas

WORKSHOP 5 || PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE
10 de maio 2022 | 14h30 – 17h30
Como integrar os princípios de sustentabilidade ambiental, cultural e económica nos negócios do turismo

WORKSHOP 6 || O FUTURO DO TURISMO EM MELGAÇO
24 de maio 2022 | 14h30 – 17h30
Quais devem ser as principais apostas turísticas de Melgaço, nos próximos anos

O ciclo de workshops é cofinanciado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do programa VALORIZAR, e é organizado com o apoio do IPDT – Turismo e Consultoria.