Comédias do Minho apresenta ‘Que Festa é Esta?’
‘QUE FESTA É ESTA?’ é o próximo espetáculo de teatro que a Comédias do Minho traz a Melgaço, de 13 a 16 de julho. Parada do Monte, Vila, Paços e Alvaredo são os locais a receber a cena. O espetáculo, com criação de Ricardo Alves, e já em digressão, vai percorrer os cinco municípios do Vale do Minho.
‘Há um festim no teatro. É uma festança que mistura cores de muitas partituras, sons de muitas paletas e palavras de silêncios vários. O teatro é sempre encontro. Como devem ser todas as festas. Um cruzamento de múltiplas vontades que se expõem a quem tem vontade de ver as coisas expostas. E depois a responsabilidade de vos ocupar o tempo, num tempo em que é o tempo o nosso bem mais precioso e que tanta falta nos faz para o podermos deitar fora em deliciosos momentos inúteis. Temos a responsabilidade de vos dar um tempo, útil ou inútil mas bom. Um tempo que dedicais a ouvir o que temos a dizer. Que seja bom o ato de sair de casa e estar com os vizinhos, em sítio público, a ocupar a praça ou a rua para função que não só passar mas nela permanecer, comer, beber, conversar e ouvir o que os doidos em cima do triângulo têm para partilhar.’, sustenta Ricardo Alves em modo de incentivo a assistirem a peça.
MELGAÇO: 13 a 16 JUL
13 JUL | Parada do Monte Largo da Igreja | 21h30
14 JUL | Melgaço Largo Hermenegildo Soalheiro | 21h30
15 JUL | Paços Largo da Igreja | 21h30
16 JUL | Alvaredo Ass. A Batela | 21h30
A entrada é gratuita.
Sinopse
Um petisco? Um copinho? Cerveja ou vinho? Bebem-se os risos, engolem-se as mágoas. Hoje há festa lá no largo, no descampado. Hoje há teatro e música e pezinho de quem dança. Hoje é dia de sair à rua para dar de beber aos olhos, para dar de comer aos ouvidos e cantar os dias quentes.
Sai de casa, vem para a rua, junta as mesas e agarra-me na mão antes que, perdido de amor, caia no chão.
Sai de casa, areja a graça, vem rasgado e de rosto aberto, vem connosco que o dia é certo e a noite acossa.
‘Que festa é esta?!’ – É a nossa!
ENCENAÇÃO Ricardo Alves
TEXTO a partir da obra ‘Como vos Aprouver’ de William Shakespeare e improvisos
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Gonçalo Fonseca, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça e Tânia Almeida
DIREÇÃO MUSICAL Vasco Ferreira
FIGURINOS Inês Mariana Moitas
SOBRE RICARDO ALVES
Começou a sua atividade profissional no Teatro ArtImagem em 1992. Desde então colaborou com vários grupos de teatro e dança, Teatro ArtImagem, Cair-te, Arquipel, Nec, Drama Per Música, Companhia Instável, Centro de Dança do Porto, Seiva Trupe, Comédias do Minho, Porta 27, etc.
Enquanto desenhador de luz trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos como José Leitão, Roberto Merino, José Caldas, António Capelo, Carlos Curto, Bruno Listopad, Ronit Ziv, Win Wandekeybus, Madalena Vitorino, Rui Horta, Pedro Carvalho, Vera Santos, Mariana Amorim e Hofesh Shechte. Foi diretor técnico de vários festivais de teatro e dança: Serralves em Festa, Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro Para a Infância e Juventude, Festival de Teatro Cómico da Maia, Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade que Dança, Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Festival em Obra Aberta na Casa da Música, Festival Internacional de Tangos da Cidade do Porto, etc.
Em 2001 fundou o Teatro da Palmilha Dentada e é, desde então, o diretor da companhia, assinando os textos e as encenações da maioria dos espetáculos.
A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.
Para marcar na agenda
Universidade Invisível
Formação: QUE ARTE É ESTA? PEQUENAS HISTÓRIAS…
20 e 21 OUT | Melgaço | Que cinema é este?
(sexta-feira: 21h00 – 23h00 | sábado: 10h00 – 13h00 e das 15h00 -16h30)
Mais informações em www.comediasdominho.com.