Comédias do Minho trazem a Melgaço nova peça: ‘O assassinato de Macário’

Na próxima semana há teatro: a Comédias do Minho está de volta com ‘O ASSASSINATO DE MACÁRIO’, o novo espetáculo da companhia, com criação de Tânia Almeida, atriz residente das Comédias do Minho. A peça de teatro, criada a partir da obra de Camilo Castelo Branco, é ‘Uma comédia, das antigas, do tempo da Maria Cachucha e da expressão prosódia, de um tempo em que não havia google nem wikipédia para procurar o significado da figura e estilo supracitados’, relata a autora.

‘O ASSASSINATO DE MACÁRIO’ vai estar em quatro locais de Melgaço e com entrada gratuita:
16 NOV | Alvaredo – Associação A Batela | 21H00
17 NOV | Melgaço – Casa da Cultura | 21H30
18 NOV | Parada do Monte – Junta de Freguesia | 21H00
19 NOV | Paços – Junta de Freguesia | 18H00

Sinopse
«A melodia do coração tem um ritmo próprio. Ele há amores que juram somente finar com as notas da Sra. Morte.
Contudo, também os há que acabam em ‘quatro tempos’, desafinam mesmo antes de chegar ao altar. É neste verdadeiro compasso que Itelvina se encontra em relação a Macário e, por conta disso, a ‘tropicaliente’ mexicana transtorna a pulsação de se pai Barnabé, cujo único ensejo é descansar numa casa de campo com repuxo.
O Assassinato de Macário é uma comédia, das antigas, do tempo da Maria Cachucha e da expressão ‘prosódia’, dum tempo em que não havia google nem wikipédia para procurar o significado da figura e estilo supracitados. Mas, apesar do pó que a obra de Camilo Castelo Branco tem, é um pó do bom, é pó cómico e pertinente. Porque haver humor no mundo e fazer rir de vez em quando é imperativo. E não digam que não dá para o público pensar, sendo o recurso ao dicionário recomendado e isto das expressões cool do futuro estarem esquecidas no passado.
Então, tal como uma nota musical ou a mola de um sofá, vamos tentar vergar, distender ou comprimir uma cena. Como artífices do tablado iremos afinar todas as peças, almejando construir uma só, feita de teatro, cómico.»

ENCENAÇÃO Tânia Almeida
TEXTO a partir de Camilo Castelo Branco
INTERPRETAÇÃO Gonçalo Fonseca, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva e Rui Mendonça
ESPAÇO SONORO E DESENHO DE LUZ Vasco Ferreira
CENOGRAFIA E FIGURINOS Ana Limpinho e Maria João Castelo
APOIO AO MOVIMENTO Leonor Keil

A peça de teatro está em digressão pelos cinco municípios do Vale do Minho: Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira.

A saber que a Comédias do Minho é um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional.
A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.